Audiência pública discute transporte ferroviário
O transporte ferroviário em Juiz de Fora foi tema de debate nesta quinta-feira (25/06) promovido pela Assembleia Legislativa Mineira na Câmara Municipal. O encontro, que reuniu lideranças locais e representantes de órgãos públicos, discutiu possíveis soluções para um melhor convívio entre a cidade e a linha férrea. Nesta ocasião, também foi retomada uma ideia antiga: o contorno ferroviário. Um projeto caro e de difícil execução que, de acordo com Sérgio Carrato, Gerente Geral de Relações Institucionais (MG), só seria possível com a ampla participação do poder público.
“O grande problema e que, até hoje, inviabilizou esta obra é o custo altíssimo desta solução. Nós estamos em um momento muito importante, pois temos 9 deputados da região e que podem buscar recursos públicos para viabilizar o contorno ferroviário, só assim o projeto, poderá sair do papel”.
Outras obras, mais viáveis, vem sendo articuladas pela companhia para garantir a segurança ferroviária. São ações em parceria com o poder público ou mesmo diretas como a construção de passarelas e viadutos, revitalização de passagens em nível, construção de trincheiras e outras ações relacionadas à segurança.
Neste momento, no qual o assunto volta à tona, compartilhamos informações a respeito de alguns dos assuntos abordados na audiência. Confira:
Número de acidentes em Juiz de Fora
Temos registrado uma evolução positiva em 2015, em que ocorreram seis acidentes (5 atropelamentos e 1 abalroamento). Verificamos posição mais favorável aos 14 acidentes registrados no ano passado. Para efeito de comparação, o número de acidentes que registramos no ano passado inteiro é igual à média diária de acidentes envolvendo motos na cidade (segundo informações do Samu).
Todos (100%) os acidentes são causados por um componente de má avaliação de riscos, pressa ou imprudência.
Quantidade de pessoas que passam pelas PNs da cidade
Não temos como precisar, mas Juiz de Fora é uma cidade de porte expressivo, com população em torno de 550 mil habitantes, e chama a atenção a frota do município que cresce a cada dia, hoje estimada em mais de 225 mil veículos.
Tamanho da linha férrea no perímetro urbano de juiz de fora
Aproximadamente, 40 km em todo o território do município, dos quais 20 km estão em áreas densas, que podem ser consideradas urbanas. Destes 20 km, destacamos 6 km, que atravessam o centro da cidade. Infelizmente, é muito comum, nesta região, observarmos um comportamento que não queremos continuar vendo no futuro: a imprudência.
Quantos acidentes envolvendo veículos tivemos na cidade neste ano?
Um apenas. Insignificante se comparado ao que registra-se todos os dias nas ruas da cidade, mas o suficiente para nos incomodar, como organização que busca excelência e padrões internacionais de segurança.
Quais são as medidas que a empresa já adotou para evitar acidentes na cidade?
São muitas. Na verdade, os resultados em segurança só aparecem com esforço contínuo e um sistema rígido de gestão. Podemos listar ações em alguns blocos. Investimentos em construção de passarelas (7 nos últimos 5 anos), todas erguidas com investimentos próprios da MRS. Também atuamos na revitalização e melhoria das passagens em nível. Veja neste link um balanço da atividade no ano passado, no último trecho o destaque para Juiz de Fora.
O município dispõe de quatro câmeras de segurança, que ajudam na mobilização para rápida resposta em caso de acidentes e geram imagens para campanhas de conscientização na TV. Além disso, realizamos todo tipo de intervenção para criação de cultura de segurança, como visitas a escolas, reuniões com lideranças comunitárias e ações de corpo-a-corpo com a comunidade nas passagens em nível, especialmente as do centro.