24.08.2022 às 11:30

Colaboradores MRS visitam Cenipa para conhecer metodologia e recursos usados na investigação de acidentes

Um grupo formado por integrantes das áreas de Segurança Operacional, Segurança do Trabalho e Atendimento a Ocorrências e Acidentes visitaram, no dia 11, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília (DF), para conhecer a metodologia de investigação e os recursos utilizados pela instituição. A MRS é a primeira ferrovia brasileira a ter feito benchmarking junto ao Cenipa.

Foto: Divulgação Cenipa

Os colaboradores tiveram acesso a informações sobre o corpo integrante de uma investigação, os recursos aplicados e as boas práticas adotadas pela aviação.

Foto: Divulgação Cenipa

“Conhecer o método de investigação e os recursos adotados pelo Cenipa, além de toda a sua infraestrutura, nos convidou a repensar os nossos. Quisemos observar o setor da aviação pelo seu reconhecimento notório de disciplina, credibilidade e de cultura de segurança. Percebemos que entrar em uma investigação buscando, exclusivamente, identificar fatores contribuintes e não culpados faz toda a diferença. E é esse o espírito que pretendemos fomentar junto aos colegas da MRS”, destaca o gerente de Planejamento e Controle de Segurança, Filipe Berzoini.

Foto: Divulgação Cenipa

A visita foi iniciada com uma apresentação institucional do Cenipa e, em seguida, com outra exposição, mais específica, sobre as etapas do processo de investigação de acidentes aeronáuticos, que é pautado de acordo com a Convenção Internacional de Aviação Civil da International Civil Aviation Organization (ICAO), órgão de referência mundial que normatiza as leis sobre a aviação civil internacional. O grupo ainda visitou o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LabData) e o Laboratório de Destroços, uma área educacional e de preparação de novos investigadores a partir de fragmentos reais de aeronaves acidentadas. Os colaboradores foram recebidos pelo chefe do Cenipa, o Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno.

“É com muito orgulho que estou à frente de uma instituição tão renomada e que trabalha em prol da segurança de voo de toda a sociedade brasileira. Dividir a nossa cultura com uma empresa que também presa pela segurança da população é uma grande satisfação”, pontuou o Brigadeiro.

Entre os colaboradores participantes do benchmarking, estavam o gerente de Planejamento e Controle de Segurança, Filipe Berzoini, o especialista em Segurança e Riscos Operacionais Airton Jacques, a analista de Segurança Operacional Vanessa Rodrigues, o especialista em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho Alex Gomes e especialista em Atendimento a Ocorrências e Acidentes, Marco Cardoso, e as coordenadoras de Segurança do Trabalho Renata Maia e Roberta Duo.

Foto: Divulgação Cenipa

“O que chamou muito a minha atenção foi a paixão e o orgulho de todos os militares em servir à FAB (Força Aérea Brasileira), em especial ao Cenipa, paixão semelhante à que o ferroviário nutre pela ferrovia e que temos pela MRS, especialmente. Os militares sabem que o trabalho e a contribuição do Cenipa ultrapassam os limites da instituição FAB, prestando serviços relevantes para a sociedade, assim como acontece com as atividades da MRS no transporte de cargas”, pontua Roberta Duo. “O Brasil está entre os cinco primeiros no ranking dos países mais seguros do mundo em segurança de voo e chegar a esse nível de excelência só foi possível devido ao Cenipa ter desenvolvido uma cultura de segurança com base em prevenção. A MRS é uma das ferrovias mais seguras do mundo para o transporte de carga, por conta disso nós também nos orgulhamos dos nossos resultados em segurança pessoal e operacional, buscando constante e incansavelmente fomentar a cultura de segurança em nosso ambiente organizacional”, complementa.

Aprendizados e inspirações

  • As investigações lideradas pelo Cenipa permeiam ambientes que, a princípio, parecem distantes do contexto do acidente, mas que, ao final, podem fazer a diferença para se chegar ao entendimento do que ocorreu, além de gerar ações para evitar que outro acidente semelhante venha a ocorrer.

 

  • O International Recorder Investigator Group é um fórum internacional criado em uma plataforma web, por onde investigadores aeronáuticos do mundo inteiro compartilham informações e experiências, gerando uma grande rede de colaboração para se chegar às causas de um acidente.

 

  • O Cenipa possui um sistema de gestão de reportes voluntários que registra e tabula comunicados de incidentes e fatos anormais durante um voo. Os registros podem ser relatados por qualquer usuário do sistema aéreo brasileiro.

Por MRS
benchmarking cenipa prevenção de acidentes segurança