Colaboradores da MRS recebem diploma do IME
No último dia 2, cerca de 20 colaboradores da MRS receberam seus certificados de conclusão do curso de Especialização em Transporte Ferroviário de Carga, oferecido pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), referência na formação de mão de obra no setor. A cerimônia contou com a presença do diretor de Recursos Humanos, Félix Cid.
Os colaboradores concluíram o curso em agosto, quando, depois de um ano de dedicação, apresentaram os projetos finais. O diretor de RH, Félix Cid, também esteve presente na apresentação, desta vez, acompanhado do presidente Guilherme Mello. Esta foi a terceira turma de colaboradores da MRS formada pelo IME.
Segundo Simone, o conhecimento ferroviário é muito específico e pouco disponível no mercado, por isso é importante o estabelecimento de parcerias que visam à formação desse tipo de mão de obra especializada.
“Além de todo o conhecimento adquirido durante o curso, ao final, existe a entrega de um projeto aplicativo, que é desenvolvido com base nos processos da MRS e que são de grande importância para aprimoramento e implementação de tecnologias e processos na empresa”, destaca.
Para um dos integrantes da turma, o especialista Ferroviário Magno Faustino, fazer o curso do IME é um sonho de muitos profissionais. Segundo ele, se ausentar do posto de trabalho durante uma semana por mês para se dedicar ao curso, sem perder o rendimento no trabalho, foi um dos grandes desafios, que só foi vencido com a ajuda e a compreensão dos colegas de equipe.
“O foco multidisciplinar do curso permitiu uma visão sistêmica da ferrovia, evidenciando o quanto cada setor da empresa é importante para o negócio. Essa visão nos exige ainda mais eficiência nas atividades diárias e hoje me considero muito mais apto para exercer o meu papel dentro da empresa, com capacidade de resolver problemas multidisciplinares”, afirma.
Ele destaca, também, que dividir a sala de aula com profissionais já consagrados dentro de sua área de atuação também foi um diferencial. Para Faustino, isso elevou o nível dos debates, permitindo reflexões sobre variados pontos de vistas. O gerente de Produção Industrial – Vagões, Rafael Pereira, concorda e assina embaixo.
“É um orgulho poder participar dessa parceria entre MRS e IME. Ter a oportunidade e o privilégio de aprender com os melhores professores e profissionais foi uma experiência ímpar. Aprender mais sobre as diversas áreas da ferrovia faz com que consigamos entender melhor os processos que não lidamos diretamente na rotina e expande nossa visão de forma que conseguimos ter uma ideia do quão complexa é a operação ferroviária em geral”, avalia.