16/dez/2016

Comunidade é beneficiada com mais uma PN revitalizada

Mais uma obra de revitalização de passagem em nível (PN) foi concluída pela MRS, na semana passada, no estado de São Paulo. A passagem para pedestres fica no bairro Maria Augusta, em Itaquaquecetuba/SP.

O fiscal de Obra, Bruno Alves, acompanhou toda a execução do trabalho em Itaquaquecetuba e explica que o local foi adequado com direcionador de fluxo para pedestres, escada para acesso e rampa de acessibilidade conforme as normas técnicas.

Segundo o coordenador de Faixa de Domínio e Interferências de São Paulo, Daniel Martins, devido à proximidade da clínica, passam pelo local, diariamente, pessoas em estado de reabilitação, que podem encontrar dificuldades para atravessar a linha férrea caso a passagem não esteja em boas condições.

“As obras de revitalização têm suas peculiaridades, como esta, que fica próxima a uma clínica de fisioterapia, mas sempre têm um ponto em comum, que é garantir acessibilidade e segurança à população e à operação ferroviária”, completa Martins.

Convênio

A revitalização da estrutura é mais uma das obras que fazem parte do convênio estabelecido entre a MRS e a Prefeitura de Itaquaquecetuba. Com o convênio, estabelecido por quatro anos, diversas ações são planejadas e registradas em um plano de trabalho que estabelece as obrigações de ambas as partes.

“Nas ações trabalhamos sempre em parceria, doamos material e a prefeitura cede a mão de obra. O foco é em ações de melhoria para a comunidade e para o nosso pátio. O caminho seguro que será construído na faixa de domínio é um bom exemplo, vai ligar a PN da Clínica da Fisioterapia a uma outra, que dá acesso a uma escola. Vamos fazer um local adequado para a população caminhar e isso nos permite fechar passagens clandestinas, é benéfico para todos”, completa o especialista em Relações Institucionais Mário Vilhena.

Além de Itaquaquecetuba, a MRS possui convênios com as prefeituras de Aparecida, Cubatão, Cruzeiro, Santos (Vila dos Criadores), Taubaté e Caçapava.

“Conseguimos, com estes convênios, fechar diversas passagens clandestinas de pedestres, o que aumenta a segurança das comunidades; vedamos, no estado, cerca de 6 km de linha férrea, o que representou uma redução de custo de cerca de 40%; e ampliamos ainda mais o relacionamento com a comunidade, que tem respondido bem às ações”, avalia Vilhena.

Em todos os convênios, as prefeituras se encarregam da destinação correta de lixo, entulho e vegetação retirados da faixa de domínio, inclusive nos mutirões.