Destaque - Destaque Lateral -
04/set/2015

Conheça o funcionamento do Aspersor

 

aspersor

O Aspersor de Polímeros é um equipamento, instalado em Barra Mansa, Rio de Janeiro, que permite pulverizar cargas com potencial de emissão de partículas no ar. Ao passar sob o aspersor, a carga recebe uma camada de um composto especial que impede que os trens em movimento gerem poeira. O processo exige uma boa comunicação entre os envolvidos: os operadores do Sistema de Aspersão entram em contato com os clientes e recebem deles a informação sobre quais trens serão aspergidos. As equipes de Formação de Trens são avisadas e comunicam aos operadores das composições que as mesmas serão aspergidas.

Ao se aproximarem do Sistema de Aspersão, os operadores das composições entram em contato via rádio com o operadores da aspersão e combinam o serviço.

Depois de tudo esquematizado, começa a preparação para a aplicação do aspersor. São 4 etapas que incluem o sistema de captação, carregamento, mistura e finalmente a aspersão.

A captação da água ocorre em dois poços artesianos com 104 e 84 metros de profundidade. Após a captação,  a água é armazenada no reservatório principal com capacidade de 25.000 litros.

A segunda etapa é o Carregamento. Neste processo, acontece o abastecimento dos reservatórios de polímero em dois tanques com capacidade de 12.500 litros de polímero cada. Este abastecimento ocorre conforme o consumo do produto.

O tanque de mistura é preparado para receber o polímero e a água; resultado será aplicado nas composições.

Na última etapa, a solução que foi produzida no Sistema de Mistura é transferida para o reservatório de aspersão e, conforme as composições vão passando, as aspersões vão ocorrendo.

Durante a passagem das composições, a mistura que cai entre os vagões é recolhida por um bandejamento e direcionada para a Estação de Tratamento. Isso proporciona uma captação média de 230 litros por composições. Após ser recolhida esta água é tratada, e o resultado final é uma água de qualidade industrial, sendo armazenada e posteriormente direcionada para o reservatório de mistura.