07.03.2024 às 11:13

Nota de esclarecimento – Investimentos da MRS em Paranapiacaba

Cabine de sinal restaurada

Diante dos questionamentos surgidos após a audiência pública realizada em 04/04/24 sobre o Projeto da Segregação Sudeste, a MRS vem esclarecer pontos importantes relacionados à sua operação e às suas atividades na Vila de Paranapiacaba.

 

Inicialmente, cabe ressaltar que a MRS foi a primeira ferrovia no Brasil a obter Licença de Operação junto ao Ibama, evidenciando seu compromisso em conduzir suas atividades pautada no atendimento aos requisitos legais e em estrita conformidade com as aprovações dos órgãos competentes, bem como com respeito às comunidades, ao meio ambiente e ao patrimônio.

 

Cabine de manobra restaurada

Quanto aos restauros dos bens tombados, a MRS vem empreendendo esforços desde 2019 para restaurar todos os bens que estão sob sua responsabilidade em seu contrato de concessão. Entre estes, destacam-se a torre do relógio, a cabine de manobras, a cabine de sinais e a estação de Campo Grande. Assista ao vídeo e fique por dentro do processo de restauração do Relógio de Paranapiacaba, e não deixe de conferir a matéria sobre a estação de Campo Grande.

 

Relógio de Paranapiacaba restaurado

 

Informamos ainda que a Ponte da Vila encontra-se em fase de projeto executivo, aguardando as aprovações necessárias dos órgãos competentes para dar continuidade ao projeto de revitalização.

A MRS reitera seu compromisso com a preservação do patrimônio histórico e cultural das localidades em que atua, buscando sempre atender às exigências legais e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

 

Locomotiva Stadler, uma das mais modernas do mundo

Os investimentos da MRS na região como, por exemplo, a aquisição das locomotivas Stadler (Nossa frota: uma potência chamada Stadler), feitas sob medida para a MRS, agregam visibilidade à Vila de Paranapiacaba e à região. Veículos de comunicação de grande repercussão já abordaram o tema (Empresa suíça vende maior locomotiva do mundo ao Brasil).

Para garantir o acesso aos Terminais Intermodais de terceiros que dependem da infraestrutura ferroviária concedida à MRS por razões contratuais públicas, a empresa deve assegurar a disponibilidade de acesso à sua malha ferroviária.

Mentemo-nos abertos a esclarecimentos adicionais, através do nosso canal de atendimento 0800-979-3636.

 

Por MRS