Equipes reforçam ações de segurança ferroviária nos dias de folia
Os dias de Carnaval são de muita comemoração. Para as equipes MRS, também são dias de cuidados extras, ações de conscientização e presença constante para evitar acidentes como atropelamentos e abalroamentos na linha férrea. Para o Carnaval 2020, a MRS estruturou ações variadas, todas elas com um objetivo em comum: disseminar mensagens de segurança, prudência e atenção nas pessoas que vivem em cidades cortadas pela malha ferroviária.
Em Barra Mansa (RJ) e Aparecida (SP), foram instalados outdoors publicitários, com uma mensagem bem direta de que ferrovia e bebida alcoólica não combinam (foto). A Diretoria de Relações Institucionais tem contrato com empresa de painéis urbanos, são pontos de publicidade que estão instalados na faixa de domínio MRS. Esse contrato, além de gerar receita pelo uso da faixa, permite que a companhia veicule, sem custos extras, mensagens publicitárias, institucionais ou de conscientização por períodos específicos.
“É o primeiro contrato de permissão de uso da faixa de domínio para implantar painéis de publicidade em que há a prerrogativa contratual de expor campanhas da empresa sem qualquer custo adicional. É a famosa relação ganha-ganha. Extraímos receita com o uso da faixa de domínio para publicidade de terceiros e ainda podemos transmitir mensagens para a comunidade, de forma geral, em parceria com o nosso time de Comunicação”, afirma Eduardo Malta, analista de Relações Institucionais.
Segurança Ferroviária
A Área de Segurança Ferroviária também tem ações previstas para os dias de folia, como blitzen educativas, preservação de passagens em nível e passagens de pedestres e reforço nas equipes em locais estratégicos. A escolha dos locais para as atividades foi baseada em histórico de ocorrências e fluxo de pessoas e veículos, principalmente, em áreas de veraneio e locais com programação de folia próxima à ferrovia ou com acesso.
“Há regiões que registram um aumento populacional nos dias de Carnaval, atraem muitos turistas, visitantes, pessoas que muitas vezes não sabem que a região é cortada por uma ferrovia. Em todas as situações, seja qual for o perfil da localidade que estará recebendo as ações, o papel da Equipe de Segurança Ferroviária é de orientar a comunidade, alertando sobre os riscos e a importância em ‘Parar, olhar e escutar'”, diz a gerente de Segurança Patrimonial, Karla Roberta.
Parceria em Barra Mansa
Em Barra Mansa, no Estado do Rio, a Segurança Ferroviária MRS, em parceria com a VLI, a Guarda Municipal e o Sindicato de Ferroviários, promoveu, na quarta-feira (19/2), Campanha educativa na PN na Rua Duque de Caxias, no Centro da cidade. Foram distribuídos folhetos com dicas de segurança e disseminadas informações sobre os cuidados que todos os motoristas devem ter ao atravessar a via férrea em passagens em nível.