29.03.2018 às 11:43

Escolas municipais de Aparecida contam com aulas sobre trânsito seguro na ferrovia

Os encontros acontecem, semanalmente, em 4 escolas municipais. Ao final do curso, alunos receberão seus certificados

Neste mês, tiveram início as atividades do Programa de Educação de Trânsito na Ferrovia para os alunos da rede municipal de ensino fundamental de Aparecida/SP. Esta é uma parceria entre a MRS, a Guarda Municipal e a Secretaria de Educação do município com o objetivo de transmitir informações sobre segurança nas ruas e nas proximidades da linha férrea.

O número de acidentes na ferrovia que passa pela cidade encontra-se estável. Em 2016, foram duas ocorrências e, em 2017, o número se repetiu.

“Apesar dos nossos números não estarem piorando na cidade, acreditamos que poderíamos chegar ao índice zero de acidentes. No nosso entendimento, a boa conduta no trânsito das cidades e na ferrovia é uma questão de cidadania e, é justamente por isso, que devemos começar este trabalho cedo: quando as crianças estão formando o seu caráter. Assim, no longo prazo, formaremos adultos mais conscientes e responsáveis”, ressalta Adriana Carvalho, analista de Relações Institucionais da MRS para a região.

O trabalho, já iniciado, se estenderá durante todo o ano. Especialistas no assunto irão às salas de aula falar sobre conscientização no trânsito. Estão previstos encontros em todos os dias da semana, com a exceção da segunda-feira.

“Somente neste ano, a Guarda Municipal registrou 86 ocorrências no município, este é um dos motivos pelos quais estamos sempre mobilizados para evitar acidentes. Sempre tivemos uma interface grande com a MRS por conta dos eventos que temos aqui em Aparecida. Ao longo do tempo, percebemos que os acidentes ferroviários ocorrem pelo comportamento inadequado de pedestres e motoristas e, para mudar comportamento, nada melhor do que trabalhar a educação, desde cedo nas escolas, daí surgiu essa ideia”, revela Jamily Tannus, coordenadora e instrutora do projeto Trânsito Seguro, Criança Feliz.

Estão participando do programa as seguintes instituições: EMEF Prof. Anísio Novaes, EMEF Chagas Pereira, EMEF Maria Aparecida da Encarnação (MAE) e EMEIEF José Geraldo Lemes Valladão.

“Algumas dessas escolas ficam ao lado da ferrovia e outras estão bem próximas. Assim, com essa parceria com a MRS foi possível a produção de uma material que envolvesse trânsito e a linha férrea. Levamos várias orientações, desde a importância de se atravessar a rua na faixa de pedestres, até a importância de parar, olhar para os dois lados e escutar antes de atravessar a ferrovia”, finaliza Jamily.

Em novembro, ocorrerá a formatura dos alunos atendidos com a entrega dos certificados e brindes.

Por MRS