Ferrovia aumenta em 81% sua participação no Porto de Santos nos últimos 8 anos
Em 2014, 25% de tudo o que o Porto de Santos movimentou passou pelos trilhos da linha férrea
A MRS esteve presente, na última terça-feira, 28/7, em um encontro temático sobre logística, promovido pela Câmara de Comércio Argentino-Brasileira de São Paulo com a apresentação “Como a ferrovia pode contribuir com as operações no Porto de Santos”. Segundo Guilherme Alvisi, gerente geral de Negócios Carga Geral, além de poder apresentar o trabalho da companhia, o encontro foi oportuno também para mostrar como a ferrovia pode contribuir para o porto.
“O evento estava bem cheio, com muitas pessoas interessadas em estudar a logística da ferrovia. Acredito que a palestra foi importante para quebrar paradigmas e mostrar a importância do nosso negócio para o Porto de Santos, afinal, 25% de tudo o que o porto movimentou em 2014 foi pela ferrovia. Sem este importante modal, seriam mais 190 caminhões por dia naquela região”, destacou.
O tema principal foi a participação da ferrovia no porto, 81% nos últimos oito anos, o que trouxe uma redução significativa do congestionamento de caminhões naqueles arredores.
O sistema de grades fixas no transporte de carga geral (cimento, contêiner, celulose, siderúrgico, etc) foi outro ponto de destaque durante a apresentação. Com o sistema, a MRS oferece horários e freqüências pré-determinados, o que permite maior previsibilidade, atendimento regular e alternativa competitiva para qualquer escala ou tipo de carga.
Obras e investimentos
Por fim, Alvisi mencionou investimentos feitos nos últimos anos, superiores a R$ 300 milhões: Segregação Leste, Baixada Santista, Double-stack e Stadler / Cremalheira. Na Segregação Leste, 12 km de linha férrea entre Itaquaquecetuba e Suzano foram duplicados, eliminando o compartilhamento com trens de passageiros (CPTM), enquanto na Baixada Santista, a duplicação foi de 18km, entre Perequê, no município de Guarujá, e Santos, o que ampliou a capacidade de movimento no acesso à margem direita do Porto.
Quanto às inovações na operação, os vagões Double-stack Penta-articulados (PRU) operam com contêineres empilhados dois a dois, dobrando o volume transportado em um mesmo percurso, e as locomotivas Stadler são as mais potentes já construídas no mundo, desenvolvidas para permitir a transposição da Serra do Mar, rumo à Baixada Santista. Numa extensão de aproximadamente 10 km, estas máquinas operam em rampas de até 10% de inclinação, transportando cerca de 750 toneladas por viagem.
Por que escolher a ferrovia?
– Soluções com custo em média 15% mais competitivo do que o modal rodoviário.
– Redução de até 68% na emissão de CO2 em relação ao transporte rodoviário.
– Redução do número de caminhões nas estradas.
– Baixíssimos índices de roubo e de acidentes.
– A MRS possui indicador de acidentes pessoais nos mesmos níveis das empresas de Óleo & Gás.
– Menor interferência nas cidades e congestionamentos nos portos.