Destaque - Destaque Lateral -
25/ago/2016

Lixo fora do lixo é porcaria

Mutirão_BHDesde o início do ano, a MRS tem realizado uma série de mutirões de limpeza na faixa de domínio em diversas cidades (acompanhe aqui no Blog MRS). O trabalho tem dado bons resultados, mas, com o constante descarte irregular de lixo na faixa de domínio, a impressão que fica é a de que as equipes estão “enxugando gelo”, ou seja, limpando um espaço que em poucos dias estará sujo. Para tentar mudar esse cenário, a MRS está convocando a comunidade para tratar abertamente o tema e trabalhar em conjunto na busca por soluções para o problema, que compromete tanto a qualidade de vida da população quanto a operação ferroviária. Está lançado o projeto Lixo Fora do Lixo é Porcaria.

Um novo canal de comunicação foi aberto para recebimento de flagrantes e informações sobre descarte irregular de lixo na faixa de domínio. Mensagens de texto, fotos ou vídeos devem ser enviados, via WhatsApp, para o número (32) 98425-1510.

Juiz de Fora_4As informações recebidas serão analisadas, caso a caso, por uma equipe da MRS composta por colaboradores de diversas áreas. Posteriormente, serão inseridas no plano de manutenção, caso as providências estejam na alçada de atuação da empresa. Caso contrário, a rede de relacionamentos será acionada para que as instituições e órgãos responsáveis tenham conhecimento do problema.

COM A PALAVRA, A COMUNIDADE

Como forma de incentivar a discussão sobre o tema e na tentativa de reduzir essa prática ilegal, a MRS está propondo que a própria população fale sobre o assunto através de produções culturais. As analistas de Responsabilidade Social estão entrando em contato direto com as lideranças comunitárias para que possam identificar grupos interessados no projeto.

“Esperamos que os próprios moradores de regiões próximas à linha férrea relatem suas experiências e abordem o tema de forma livre, na linguagem e no contexto da comunidade. Caso seja identificado alguma oportunidade e interesse por parte da comunidade em alguma produção cultural, de qualquer natureza, a MRS avaliará a possibilidade de incentivar o desenvolvimento do material para reforçar a mensagem de descarte adequado de lixo”, explica a gerente geral de Responsabilidade Social, Elaine Sperb.

As analistas de Responsabilidade Social realizarão ações de conscientização em escolas localizadas nas proximidades da via férrea e farão contato com lideranças regionais para que incentivem ainda mais a produção. Como apoio, estão sendo produzidos materiais informativos, em versões digital e impressa, para divulgação do projeto e confeccionadas sacolas ecológicas que serão distribuídas para a população com a intenção de que substituam as sacolas plásticas usadas no dia a dia, reduzindo, com isso, a quantidade de lixo gerada. As primeiras ações serão realizadas na Vila dos Pescadores, em Santos (SP), e no Bairro Tirol, no Barreiro (Belo Horizonte/MG).