Mais três cidades recebem espetáculo apoiado pela MRS
Apresentações teatrais do Tomaraquidê são abertas ao público e acontecem em Cachoeira Paulista, Taubaté e Caçapava nos dias 16, 17 e 18 de janeiro
O espetáculo Tomaraquidê faz parte de um projeto de três artistas que chegam em um ônibus, com cara de trem, para se apresentar em uma praça, quadra ou espaço público. O próprio veículo torna-se palco para as pessoas da platéia que participam do show com mágicas, números cômicos, dançando, cantando, recitando poemas ou contando histórias. Esta é a segunda edição do projeto, que já passou por 19 cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A expectativa é de que 6 mil pessoas participem direta ou indiretamente do projeto nesta temporada.
O espetáculo passa por cidades que estão às margens da ferrovia ou em lugares onde a população é pouco assistida de recursos culturais. Para Claudio Thebas, um dos idealizadores, o movimento da população diante do show é o ponto principal da apresentação.
“Mais importante do que o espetáculo em si é a mobilização das pessoas, a ação coletiva, a recriação do espaço público. Transformando uma rua, não estamos também transformando a cidade?”, diz ele.
O Tomaraquidê estará, nesta sexta-feira (dia 16 de janeiro), às 18h30 e 20h em Cachoeira Paulista na Praça Prado Filho. No sábado (dia 17), o grupo chegará em Taubaté onde se apresentará na Praça Santa Terezinha, às 19h e 20h30. Já no domingo (dia 18), as apresentações ocorrerão em Caçapava na Praça da Bandeira às 18h e 19h30.
O Espetáculo
Através de mágicas, números cômicos e música ao vivo, Marabá, Bristol e Majestic, três charlatões de rua, apresentam seu espetáculo de variedades. Durante a apresentação, artistas da cidade são convidados a mostrar seus talentos. Um violeiro, um coral de crianças, uma senhora que sabe cantar, alguém que queira recitar um poema ou contar um caso são convidados a participar.
Patrocinado pela MRS Logística, o espetáculo Tomaraquidê tem a direção de Rhena de Faria e traz no elenco Álvaro Lages, Chris Belluomini e Claudio Thebas. O objetivo do projeto é que as comunidades participem da apresentação valorizando e dando visibilidade à cultura local.