14.06.2017 às 10:03

Motorista alcoolizado provoca acidente com trem e é preso em flagrante

Caso aconteceu em Santos Dumont/MG. Felizmente, perdas foram apenas materiais. Além da fiança, condutor sofreu multa de quase R$ 3 mil e teve a habilitação suspensa

Um caso que serve para a reflexão de todo motorista. Na madrugada do último dia 9 de junho, um acidente envolvendo um veículo de passeio e um trem ocorreu no município mineiro de Santos Dumont, em uma nova e clara evidência do risco extremo da associação entre álcool e direção.

O condutor em questão levou seu veículo para a faixa da ferrovia, conseguiu prender o carro entre os trilhos e o impacto foi inevitável, com a aproximação do primeiro trem. Além dos danos ao automóvel, o motorista foi preso em flagrante, por dirigir sob efeito de álcool – fato constatado pelas autoridades policiais a partir do atendimento médico e por depoimento do próprio condutor. Além da prisão, também foi aplicada multa de R$ 2.934,70 e o motorista teve sua habilitação suspensa por 12 meses – as penalidades previstas pelo artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.

“Segundo levantamentos do sistema público de saúde, cerca de 45 mil pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito em todo o país. Estima-se que 40% deste total tenham relação com o consumo de álcool. Ou seja, estamos falando de 18 mil vidas que poderiam ter sido poupadas, a cada ano”, defende Rodrigo Almeida, da equipe de Segurança Patrimonial da MRS. “No nosso dia a dia de atendimento a acidentes, percebemos como o consumo de álcool é perigoso. Não existe margem segura para consumo de álcool antes de se pegar no volante. Simplesmente não dá para aceitar ou até mesmo entender como algumas pessoas insistem nesse erro”, lamenta o ferroviário.

Infelizmente, ainda é socialmente aceito que uma pequena quantidade de álcool não afete a capacidade de direção, mito que é derrubado por todos os estudos clínicos a respeito. O álcool reduz a acuidade visual (à noite, esta redução pode levar a uma capacidade de apenas 25% da usual), provoca perda sensorial periférica e lentidão motora, afeta o senso de equilíbrio e direção e, muito importante, reduz incrivelmente a capacidade de ponderar riscos.

A MRS é uma das entidades apoiadoras do Projeto Linha da Vida, que busca conscientizar as pessoas para a cultura de segurança no trânsito e nas proximidades da ferrovia. A página do projeto no Facebook é www.facebook.com/projetolinhadavida. Ajude a disseminar as informações e, sempre que estiver diante de alguém que tenha bebido e queira pegar a direção, não permita. As pessoas mais próximas são as que têm maior capacidade de influenciar e mudar comportamentos.

Por MRS