29/abr/2015

MRS bate recorde no transporte de açúcar

A MRS superou, no mês de março, seu próprio recorde no transporte de açúcar, somando 337,5 mil toneladas transportadas no trecho do interior de São Paulo (Sumaré, Itirapina, Santa Adélia e Jaú) ao porto de Santos. O recorde foi 10% superior ao último, atingido em julho de 2014, quando foram transportadas 306 mil toneladas do produto. Além do açúcar, estão entre os produtos agrícolas transportados milho, soja, fertilizante e trigo.

O gerente geral de Carga Geral, Guilherme Alvisi, explica que as negociações para o transporte de açúcar na região foram intensificadas devido à diminuição da oferta de soja.

“Como a seca ocorrida a partir de maio de 2014 prejudicou parte da hidrovia Tietê-Paraná, o transporte de soja até os terminais da MRS ficou comprometido. Logo, passamos a focar no açúcar e em agosto já começamos a alavancar nossos volumes”.

O grande ganho, segundo Alvisi, foi decorrente da estratégia de buscar alternativas para um transporte que deixou de ser garantido para a MRS.

“Foi uma forma que encontramos para não deixar os vagões parados, não perder volume na produção e evitar queda no faturamento”, destaca.

Com foco no futuro, Alvisi afirma que os projetos estão em andamento para que os dois produtos sejam transportados simultaneamente, sem necessidade de exclusão de uma das demandas.

“Estamos estudando o crescimento do segmento e até mesmo a compra de ativos para o próximo ano. Quando a hidrovia voltar, vamos agregar a soja”.

Agrícolas

Em decorrência do recorde batido no transporte de açúcar, o volume dos produtos agrícolas também foi superado, atingindo volume 5% superior ao do recorde do ano passado, também em julho.