Participação da MRS na Intermodal confirma interesse do mercado nos atributos da ferrovia
Durante a feira foram realizadas cerca de 150 reuniões com 86 empresas, entre clientes atuais, potenciais e parceiros logísticos
“Um trabalho quase educativo”. Assim Fábio Krakovics, gerente geral de Logística e Projetos, da diretoria comercial, descreve parte do trabalho que a MRS realizou na Intermodal South America, que aconteceu entre os dias 4 e 6 de abril, na capital paulista. Krakovics se refere ao trabalho de apresentação da ferrovia para clientes e potenciais parceiros no segmento de carga geral – especialmente contêineres – que ainda olham para a ferrovia como um modal incapaz de atender clientes com volumes menos expressivos, ou que tenham suas plantas a certa distância da ferrovia.
“Para uma parcela do mercado ainda precisamos mostrar que, sim, é perfeitamente possível montar uma solução de bastante valor, confiável, com todos os atributos que só a ferrovia oferece, mesmo que o cliente não esteja à beira da linha. Vários se surpreendem ao saber que há opções próximas, e que a MRS pode montar uma solução completa, incluindo essa ponta rodoviária até um terminal nosso”, desenvolve.
Para além dessa apresentação da ferrovia, claro, está o forte trabalho de venda que aconteceu em quase 150 reuniões com 86 empresas, ao longo dos três dias de evento. A Intermodal, que conta com mais de 400 marcas – armadores, portos nacionais e internacionais, terminais, operadores rodoviários etc. – e público total de cerca de 25 mil pessoas, é o momento perfeito para aprofundar uma conversa com uma empresa em prospecção ou, claro, fechar negócios.
“A participação na feira já é uma tradição para a gente, e com esse histórico percebemos claramente como ela realmente traz carga para a MRS”, diz Guilherme Alvisi, gerente geral de Negócios para Carga Geral. “Abrimos inúmeras portas, para dar andamento ao longo do ano. Nesta edição, praticamente fechamos alguns novos serviços. São cargas que acabamos fidelizando, como no caso da Monsanto, um case do nosso portfólio de contêineres que surgiu aqui mesmo, numa edição passada da Intermodal, e da CBMM”, comenta Alvisi, numa breve pausa entre reuniões.
Resultados e perspectivas para o segmento de contêineres
Em 2016, a MRS transportou 78,8 mil TEUs, considerando apenas a carga própria, em mais um ano de crescimento neste segmento. No acumulado de 2013 a hoje, o crescimento já é superior a 60%, uma evidência de que os serviços remodelados (com o sistema de grades fixas), as parcerias com terminais e armadores, as soluções multimodais que envolvem cabotagem e rodoviário, a mobilização interna (do planejamento à operação de trens) e as condições do mercado geram um serviço que se sustenta ao longo do tempo. E com um imenso potencial de crescimento. Olhando para o Porto de Santos, enquanto em cargas como a soja a participação do trem oscila entre 55% e 60%, nas cargas em contêineres esta participação é inferior a 2%. As possibilidades são muito atraentes.
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