Destaque - Destaque Lateral -
04/jan/2015

MRS entrega Castelinho de Lafaiete reformado

A obra, que teve custo de R$ 3,2 milhões, foi viabilizada por acordo entre MRS, Promotoria de Justiça da Comarca de Conselheiro Lafaiete e Prefeitura

A MRS entregou à Prefeitura de Conselheiro Lafaiete o Solar do Barão de Suaçuí totalmente renovado. A restauração do imóvel, conhecido popularmente como Castelinho, foi iniciada em setembro de 2012, teve custo total de R$ 3,2 milhões. A obra foi viabilizada por meio de acordo assinado entre MRS, Promotoria de Justiça da Comarca de Conselheiro Lafaiete e Prefeitura.

Entrega_Castelinho_2Segundo o especialista de Arrendamento, José Alfredo Costa, que representou a MRS no evento, o prefeito Ivar Neto e o promotor Glauco Peregrini elogiaram e agradeceram a MRS pela iniciativa da parceria no restauro do Castelinho, fundamental para a história do município, segundo o próprio prefeito.
A restauração do imóvel, considerado um exemplar arquitetônico raro, foi conduzida sob a supervisão do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. A obra buscou harmonizar a preservação da arquitetura e das técnicas construtivas com as atuais demandas da comunidade.

O Castelinho
O imóvel, que conta com 30 cômodos, distribuídos em 900 m², é tombado pelo município e ficou muitos anos abandonado. Sem registro preciso de construção, a data de referência é a inscrita na parede do Castelinho, 1787, ano que os historiadores acreditam ter sido a fase de ampliação.

A casa teria sido residência do Padre José Maria Fajardo de Assis, no século XVIII, e do Barão de Suaçuí, José Inácio Gomes Barbosa, no século XIX. Depois disso, o imóvel ainda sediou uma escola e um educandário.