MRS entrega estudo viário para a prefeitura de Mário Campos
O documento, com foco na região central da cidade, sugere a eliminação de interferências com a ferrovia e várias outras ações de melhorias viárias
O estudo técnico é um levantamento abrangente sobre a atual situação do trânsito na cidade, com o objetivo de identificar soluções para a eliminação de interferências mútuas entre os modais ferroviário e rodoviário e para aprimorar o fluxo de veículos na região. O estudo foi integralmente financiado pela MRS Logística e contou com o apoio técnico da prefeitura.
“Entendemos ser fundamental participar do desenvolvimento de soluções para a questão do trânsito e da interferência na ferrovia. Ganha a cidade, e para a MRS estas soluções vão representar maior segurança”, explica Sérgio Carrato, Gerente Geral de Relações Institucionais da MRS para a região.
A primeira etapa do estudo foi a análise do volume de tráfego, obtido a partir de câmeras de monitoramento instaladas em unidades móveis, que registraram as condições em seis pontos diferentes da região central da cidade. Em seguida, técnicos contaram e classificaram os veículos por tipo, para o desenvolvimento de ferramentas como um croqui de movimento e gráficos de contagem de veículos. Depois foram desenvolvidos estudos funcionais, com alternativas de engenharia para o fechamento das passagens em nível através de transposições por viadutos e complementações do sistema viário local.
As alternativas foram testadas em softwares de simulação de tráfego, em curto, médio e longo prazos. Elas mostraram-se factíveis e viáveis permitindo a finalização do estudo e a elaboração do relatório final que foi entregue à prefeitura.
Com o estudo em mãos, o poder público municipal terá instrumentos mais precisos para o desenvolvimento de políticas públicas e para a captação externa de recursos que possam viabilizar as soluções.