Destaque - Destaque Lateral -
01/dez/2014

MRS firma parceria com prefeitura de Aparecida e realiza limpeza da ferrovia

O MUTIRÃO GARANTIU A LIMPEZA DA LINHA FÉRREA DURANTE OS FESTEJOS DE NOSSA SENHORA APARECIDA

No dia 10/10, foi realizado mutirão para limpar a ferrovia no trecho situado em Aparecida. A ação contou com o apoio de 17 funcionários da prefeitura, além de vários setores da MRS Logística. O objetivo foi assegurar a limpeza durante a festa de Nossa Senhora Aparecida.

Além de ter auxiliado diretamente os funcionários municipais, a empresa os orientou informando sobre os horários de passagem dos trens e ainda como eles precisariam agir nessas áreas, que podem ser consideradas de risco. No local, também estiveram presentes os agentes sociais da MRS que fizeram um trabalho de conscientização e panfletagem, em parceria com a prefeitura.

“É fundamental a consciência da população para o descarte de resíduos somente em lugares apropriados. Para que se tenha uma ideia, de setembro de 2013 à julho de 2014, a MRS gastou cerca de R$ 2,4 milhões somente com o recolhimento de lixo ao longo da linha férrea”, conta Renato Bahia, gerente de manutenção de infraestrutura da malha.

A ferrovia não gera lixo. Apesar disso, parte da população despeja, de forma irregular, esse material na faixa de domínio da linha férrea. Além do risco para a saúde pública (insetos, roedores e outros animais), o lixo representa um vetor de risco operacional para a empresa e, por conseqüência, para a comunidade. O lixo pode entupir as canaletas de drenagem da ferrovia, prejudicando a infraestrutura da malha e impedindo assim o escoamento das águas pluviais e provocar o alagamento do entorno.

Em geral, há punições previstas nas posturas municipais para quem descarta lixo em vias públicas. Na maior parte dos municípios, há previsão de multas. A comunidade pode denunciar o descarte ilegal de lixo na ferrovia também pelo telefone 0800-979-3636.