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22/set/2016

Nova carga otimiza transporte entre Santos e Sumaré

A MRS iniciou, na segunda quinzena de julho, o transporte de cloreto de potássio para a Yara, líder mundial em nutrição de plantas. O transporte deste insumo, que agora amplia o portfólio da Gerência de Agrícolas, otimiza a operação ferroviária por aproveitar o contrafluxo, saindo do Porto de Santos com destino ao terminal da empresa, em Sumaré (SP).

“Nós temos um fluxo bastante frequente na descida, em direção ao Porto de Santos. Com os insumos transportados para a Yara, conseguimos aproveitar a mesma rota, porém, no sentido inverso, o que otimiza a operação e aumenta nossa produtividade. Agora, quando temos demanda da Yara, o trem continua levando carga para o porto, mas também retorna carregado, em direção ao terminal de Sumaré”, explica o gerente de Contas Comerciais – Agrícolas, Marcelo Jesus.

Segundo a coordenadora Comercial Itália Chaves, o atendimento é contratado pela Rumo Logística de acordo com a demanda. Para garantir o serviço, estão à disposição vagões HPS, que circulam na operação de carga e descarga simultaneamente.

“Com o auxílio da área de Planejamento Operacional, nós destinamos os vagões, até então usados no transporte de açúcar, à Yara, que fez a limpeza dos ativos, deixando-os em perfeitas condições para transportar o cloreto de potássio. Hoje conseguimos atender a uma demanda equivalente a centenas de caminhões, com apenas quatro carregamentos por mês”, destaca.

A operação

A equipe da Gerência de Agrícolas iniciou os primeiros contatos e os trâmites necessários para viabilizar a operação no segundo semestre de 2015. Depois de mais de 280 dias de trabalho intenso, com o apoio de diversas áreas da empresa, o serviço estava pronto para ser entregue.

“Muitas áreas foram envolvidas no processo, além da Comercial. A Engenharia e a Via Permanente realizaram as inspeções necessárias nas linhas do Terminal de Sumaré e recomendaram os ajustes necessários para garantir a segurança da operação, a área de Planejamento coordenou a separação dos vagões HPS, a equipe de Pátios e Terminais executou as manobras e assegurou o treinamento dos colaboradores da Yara e do terminal de acordo com o Programa de Segurança em Terminais da MRS”, detalha Itália.

No início de julho, a equipe recebeu a autorização para um primeiro teste e as áreas envolvidas se mobilizaram para acompanhar o primeiro lote carregado. O trem, formado por 11 vagões, chegou ao terminal no dia 18 do mesmo mês.

Localização estratégica

Com vendas para mais de 150 países, no Brasil a Yara tem sede em Porto Alegre (RS) e escritório em São Paulo (SP). Para atender ao segmento agrícola, conta com três unidades industriais de produção, granulação e ensaque de fertilizantes e 25 unidades industriais de mistura, ensaque e distribuição de fertilizantes.

“A Yara é um grande player global e, por ter essa unidade dentro do terminal de Sumaré, possui localização estratégica para a ferrovia. Pelo tamanho da empresa e pelo seu volume de produção, sem dúvida pode nos trazer eventuais novas cargas”, pontua Itália Chaves.