Destaque - Destaque Lateral -
10/out/2016

MRS promove ações em Aparecida para reforçar a segurança ferroviária no dia 12

Limpeza da ferrovia, vedação da Faixa de Domínio e ações de conscientização da comunidade foram algumas das atividades desenvolvidas no local 

aparecidaComo todos sabem, o dia 12 de outubro é dedicado à padroeira oficial do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Ela dá nome à uma das cidades do Vale do Paraíba paulista pela qual os trens da MRS circulam. A presença no município do maior templo católico do país e o segundo maior do mundo atrai devotos não só do Brasil, mas também de várias partes do planeta. 

Por isso, nos últimos meses, a MRS intensificou algumas ações com o objetivo de garantir a segurança ferroviária na região.

“A preocupação que temos com a segurança é constante, mas com a proximidade de uma data tão importante para a cidade a circulação de pessoas próximo à linha férrea se intensifica e nos preparamos para isso. Essa preparação incluiu uma série de ações que desenvolvemos na região como o mutirão de limpeza, conscientização das comunidades, reforço na vedação da faixa de domínio e até uma passarela que será inaugurada em breve”, diz Mário Vilhena, especialista em Relações Institucionais da empresa para a região.

Mutirão de limpeza da ferrovia

usar-este_antes-e-depoisNo dia 29/8, teve início em Aparecida um dos mais extensos mutirões de limpeza da ferrovia já realizados pela MRS. Ao todo, foram recolhidos 700 m³ de entulho e lixo da ferrovia na região, o equivalente a, aproximadamente, 47 caminhões repletos do material, resultado de um trabalho que durou cerca de seis semanas.

Vedação da Faixa de Domínio da linha férrea e passarela sobre a ferrovia

Aparecida

Recentemente, a Igreja Católica lançou um projeto chamado Caminho do Romeiro, um trecho que será percorrido por peregrinos entre a ferrovia e o rio Paraíba do Sul na região.

“Quando tomamos conhecimento deste novo empreendimento, logo nos preocupamos com a segurança das pessoas. Por isso, entramos em contato com os representantes da instituição para que pudéssemos viabilizar, em conjunto, uma solução que foi o muro de vedação”, diz Mário.

A primeira fase da obra, que é o primeiro quilômetro do muro, já foi concluído. Ele está sendo erguido por etapas e acompanhará a evolução das obras do Caminho do Romeiro.Passarela Ele se situa dentro das dependências de um hotel que pertence à Igreja Católica e fica bem próximo à Basílica.

Além da construção do muro, a MRS está viabilizando, junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), uma passarela que será entregue ainda este ano e que ligará a Basílica ao outro lado da ferrovia.

Ações de conscientização

Não só durante o dia 12, mas também nos dias que antecederam a data festiva, representantes da MRS intensificaram o trabalho de conscientização das comunidades, tanto com relação à segurança quanto sobre os riscos do descarte irregular de lixo na linha férrea.

“Infelizmente, uma minoria dos integrantes da comunidade ainda insiste nessa prática ilegal. Jogar lixo em áreas públicas ou na ferrovia, além de crime, significa afetar a saúde dos próprios moradores e de seus familiares. Aqui em Aparecida, acabamos de realizar um mutirão de limpeza e, em menos de uma semana, já tinha lixo acumulado. Esse material pode obstruir o sistema de drenagem da ferrovia e fazer com que a água fique parada e isto, todos sabem, é sinônimo de proliferação do Aedes aegypti, vetor de várias doenças que afetam diretamente a comunidade. Precisamos nos preparar agora para o verão de 2017”, ressalta Daniel Martins, coordenador de Faixa de Domínio e Interferências para a região.

O vídeo, abaixo, foi feito por um dos colaboradores da MRS e ilustra a situação relatada.

https://vimeo.com/186019052

 

Pintura de estruturas

antesxdepois_2

No intuito de melhorar a aparência das estruturas que compõe a infraestrutura ferroviária e equipamentos urbanos próximos à ferrovia, a companhia doou para a prefeitura o material necessário para a realização da pintura de alguns desses ativos.