MRS promove ações para garantir segurança ferroviária em Aparecida
Basílica atende solicitação da empresa e finaliza primeira fase de uma extensa vedação. Passarela também está sendo construída no local
Aparecida é uma das cidades da região do Vale do Paraíba paulista pelas quais os trens da MRS circulam. A presença na cidade do maior templo católico do país e o segundo maior do mundo atrai devotos não só do Brasil, mas também de várias partes do planeta. Recentemente, a Igreja Católica lançou um projeto chamado Caminho do Romeiro, um trecho que será percorrido por peregrinos entre a ferrovia e o rio Paraíba do Sul na região.
“Neste local, normalmente a circulação de pessoas já é muito grande. Quando tomamos conhecimento deste novo empreendimento, logo nos preocupamos com a segurança das pessoas. Por isso, além da construção do muro, viabilizamos, junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), uma passarela, que já começou a ser construída e vai ligar a Basílica ao outro lado da ferrovia”, explica o especialista em Relações Institucionais para a região, Mário Vilhena.
A primeira fase da obra de vedação que é o primeiro quilômetro do muro já foi concluído. Ele está sendo erguido por etapas e acompanhará a evolução das obras do Caminho do Romeiro. Ele se situa dentro das dependências de um hotel que pertence à Igreja Católica e fica bem próximo à Basílica.
“Além disso, estamos tentando viabilizar, junto à prefeitura, a construção de um viaduto para fechar uma das passagem em nível naquele local. Estamos planejando um pacote completo de ações neste local. Também estamos em contato com outras prefeituras para tentarmos viabilizar parcerias semelhantes em outros municípios”, finaliza Vilhena.
Em data a ser definida, em um futuro próximo, a MRS realizará mais um mutirão de limpeza da ferrovia nessa região. No início deste ano, a companhia criou a gerência geral de Faixa de Domínio e Interferências, uma área da empresa que tem o objetivo de promover, além de outras melhorias, um olhar diferente e ainda mais dedicado sobre as questões que envolvem as comunidades.