25.08.2020 às 17:31

MRS promove melhorias em PP e em bairro de Juiz de Fora

Passagem para pedestres Imaculada Conceição foi revitalizada e empresa apoiou moradores de Ponte Preta na recuperação de calçadas no bairro

Em duas frentes distintas, a MRS promoveu ações diretas para os moradores de regiões de Juiz de Fora (MG). A empresa promoveu, em agosto, a revitalização da passagem para pedestres (PP) Imaculada Conceição, iniciativa com ligação direta com a segurança ferroviária, e também coordenou junto a moradores da Ponte Preta a recuperação de calçadas no bairro, num projeto que reforça o protagonismo social da empresa e seu relevante papel na comunidade.

A reforma da PP Imaculada Conceição é parte de uma ação que prevê recuperar, em 2020, 14 PPs. Com os trabalhos concluídos em Juiz de Fora, até o final do ano outras 10 PPs serão revitalizadas. As três primeiras PP que receberam melhorias são do estado de São Paulo, duas em Pindamonhangaba e uma em Taubaté. Todas as revitalizações feitas em 2020 incluem a participação de diferentes áreas da MRS como Via Permanente, Drenagem e Eletroeletrônica.

“Esse tipo de revitalização é diferente de uma manutenção normal. Escolhemos pontos estratégicos, locais com riscos de atropelamentos ou abalroamentos. Pontos que são próximos a comunidades. A revitalização da PP Imaculada Conceição foi solicitada pela comunidade, inclusive. A escolha é feita em conjunto com o time de Segurança e, assim, priorizamos a demanda no investimento”, explica o Especialista Ferroviário, Luciano Cabral. “Esse tipo de intervenção é para revitalização de todo o entorno e não somente da travessia. Aplicamos grama para melhoria da visibilidade, colocamos direcionador de fluxo, construímos rampa de acesso, recuperamos o asfalto, fizemos a pintura e instalamos placas”, detalha.

Calçadas novas em Ponte Preta

Ainda em Juiz de Fora, a MRS apoiou moradores da Ponte Preta na recuperação de calçadas próximas à linha férrea. A iniciativa foi em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Ponte Preta, que indicou áreas onde não havia calçamento e com espaços para pedestres com acúmulo de mato. A comunidade local ficou responsável por trabalhos como nivelamento da calçada e a retirada do mato. A contrapartida da MRS foi a doação do material de construção e o apoio técnico aos trabalhos, garantindo que a calçada ficasse em boas condições de segurança e uso pelos moradores.

“Apoiar a construção da calçada tem relação direta com a segurança ferroviária. É sempre bom lembrar que caminhar pela faixa de domínio da ferrovia é proibido. Por isso, em parceria com a Associação de Moradores, investimos na melhoria do calçamento para que a comunidade local possa transitar em um espaço seguro e longe do fluxo de trens, sem colocar a vida em risco”, explica a Especialista em Relações Institucionais da MRS, Tathiane Miranda.

Por MRS