MRS realiza mais um mutirão, dessa vez em Barra Mansa/RJ
Aproximadamente 20 funcionários da MRS e sete da prefeitura percorrem cerca de nove quilômetros em mutirão de limpeza da linha férrea

Mutirão realizado recentemente em Três Rios/RJ
Gerência Geral de Faixa de Domínio e Interferências, esta é uma nova área da companhia. Ela foi criada no início deste ano para promover, além de outras melhorias, um olhar diferente e ainda mais dedicado sobre as questões que envolvem as comunidades. Não é à toa que mais um mutirão de limpeza está sendo realizado.
Os trabalhos se iniciaram nesta segunda-feira (9/5) e se encerrarão na próxima sexta-feira (13/5). A ação está sendo realizada em uma extensão de nove quilômetros da linha férrea e a previsão é de que sejam retirados cerca de 50 m³ de lixo e entulho, o que equivale a 50 caixas d´água de mil litros cada.
“A criação da Gerência Geral de Faixa de Domínio e Interferências na companhia deixa ainda mais evidente a preocupação da empresa em atuar em conjunto com os nossos vizinhos. Além do permanente foco na redução de atropelamentos e abalroamentos, desenvolvemos uma série de ações como esta para tratar problemas que afetam tanto a ferrovia quanto a comunidade”, revela Uascar Carvalho, gerente geral de Faixa de Domínio e Interferências.
Além da eliminação de possíveis focos do Aedes e recolhimento do lixo residencial e entulho está sendo feita também a roçada do trecho. Segundo Rosa Cassar, gerente geral de Relações Institucionais para a região, a empresa terá o auxílio da prefeitura. Um modelo de trabalho inovador.
“A parceria com a prefeitura é uma solução inteligente, unindo esforços ganhamos eficiência. No mutirão, temos 20 funcionários da MRS que estão trabalhando dentro da faixa de domínio. Além disso, contamos com o apoio de sete funcionários da prefeitura que estão fazendo a limpeza da área externa e são os responsáveis pela destinação dos resíduos”, afirma.
“Nosso grande desafio ainda é a conscientização de uma pequena parte da população”
Além do trabalho de limpeza, outras ações de conscientização da população estão sendo realizadas para que o lixo e o entulho não sejam novamente descartados irregularmente. Na segunda-feira, por exemplo, serão ministradas duas palestras associadas ao tema, às 10h e 11h, na Escola Municipal Leonísio Sócrates.
“A ideia é que a mensagem, passada para os alunos, seja multiplicada para os pais. Nosso grande desafio é a conscientização de uma pequena parte da comunidade que ainda descarta lixo irregularmente na linha férrea. Mesmo tendo em vista que a ferrovia não gera lixo, estamos retirando todo esse material da faixa de domínio para garantir o bem-estar e a saúde da própria população”, ressalta Karla Machado, Especialista em Educação Ambiental.
Estão sendo distribuídos ainda flyers a respeito do assunto para a população local.