MRS realiza mais um mutirão de limpeza em Santos Dumont/MG
Além desta ação, doze passagens em nível passaram por melhorias na cidade. No 2º semestre, ainda não foram registrados acidentes neste município
A MRS realizou, durante as últimas duas semanas (de 25/9 a 6/10), mais um mutirão de limpeza da linha férrea, desta vez na cidade de Santos Dumont/MG. Durante a atividade foram recolhidos cerca de 58 m³ de lixo, terra e entulho, o equivalente a quase 12 caçambas repletas deste material. Além disso foi feita roçada e limpeza manual de uma área de cerca de 56 mil m².
“O lixo e o entulho irregularmente descartado às margens da linha férrea pode entupir as canaletas de drenagem da ferrovia, além de servir como abrigo para roedores, insetos e outros animais. Por isto, é tão importante a contribuição da população não descartando materiais no entorno da linha. É preciso lembrar que estamos nos aproximando do período chuvoso, época em que a proliferação do Aedes se intensifica”, explica o coordenador de Faixa de Domínio e Interferências MG, Paulo Sérgio Pereira.
Houve ainda limpeza de canaletas e bueiros e remoção de entulhos descartados de forma irregular na faixa de domínio.
Lixo fora do lixo é porcaria
O descarte irregular de lixo é crime ambiental previsto no artigo 54 da lei federal 9.605. Quando descartes irregulares de lixo ou invasão forem identificados na faixa de domínio, o alerta pode ser feito através do telefone 0800 979 3636, principal canal para este tipo de relato.
Revitalização de PNs
Além do mutirão de limpeza, 12 passagens em nível da cidade receberam melhorias durante este ano, como revitalização e instalação de placas de sinalização vertical, recapeamento de asfalto e revitalização de sinalização horizontal.
O destaque fica com a PN da rodoviária da cidade onde, além dessas melhorias, também foi instalado um redutor de velocidade a 40 metros da passagem.
O trabalho da equipe de Faixa de Domínio e Interferências é focado na redução de acidentes com causa comunidade na região que, junto com Juiz de Fora (MG), lidera a lista de municípios com maior número de ocorrências. No primeiro semestre de 2017 foram registrados cinco acidentes na cidade, enquanto no segundo, ainda não houve registro.