Destaque - Destaque Lateral -
16/mar/2016

MRS realiza mutirão de limpeza próximo ao túnel de Ibirité/MG

A expectativa é de retirar 70 m³ de lixo do local, quantidade que, em volume, equivale a 70 caixas d´água de mil litros 

IMG_1263A MRS iniciou nesta segunda-feira (14/3) mais um mutirão de limpeza da ferrovia, desta vez na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. A ação, que vai acontecer ao longo de toda a semana, está sendo realizada em uma extensão de um quilômetro próximo ao túnel de Ibirité/MG (bairros Itaipú e Washington Pires). O objetivo é eliminar os focos da dengue e das demais doenças relacionadas ao Aedes. A expectativa é de recolher 70 m³ de lixo do local, quantidade que, em volume, equivale a 70 caixas d´água de mil litros.

O Aedes aegypti sempre foi um vilão da saúde pública por ser o vetor responsável pela transmissão da dengue e da febre amarela. Com a identificação de novas doenças como a Febre Chikungunya e o Zika Vírus, o mosquito ganhou ainda mais destaque e combatê-lo é um dever de todos.

“Estamos retirando todo esse material da faixa de domínio para garantir o bem estar e a saúde da própria população. No mutirão, temos 15 colaboradores trabalhando dentro da faixa de domínio”, conta o técnico de via João Mendes.

Ainda de acordo com ele, além da eliminação de possíveis focos do mosquito e do recolhimento do lixo residencial e entulho, em alguns pontos está sendo realizada a roçada da vegetação e a limpeza das canaletas de drenagem da ferrovia para que a água não fique empoçada.

O lixo e o entulho descartado irregularmente às margens da linha férrea, além de serem abrigos para roedores, insetos e outros animais, pode entupir as canaletas de drenagem da ferrovia e ocasionar o acúmulo de água trazendo diversos problemas para as comunidades. Saiba mais sobre este assunto aqui.