06.01.2015 às 08:50

MRS se prepara para o período chuvoso

Centro de Controle Operacional da empresa recebe, em tempo real, alertas sobre a possibilidade de chuvas na ferrovia

ParasitePara se antecipar às surpresas que o período chuvoso pode proporcionar, a MRS inovou neste ano. Agora, a empresa conta com um sistema integrado que emite alertas de risco iminente em tempo real sobre a possibilidade de chuvas na malha ferroviária. O objetivo principal é orientar as equipes quanto às ações a serem tomadas diante da previsão e da ocorrência de chuvas.

Além disso, a ferramenta auxilia no planejamento da manutenção da linha férrea de maneira eficiente.
Com isso, será possível reduzir possíveis falhas, além de direcionar os investimentos nos dispositivos de manutenção em locais mais críticos com relação à drenagem.

Para o coordenador do Centro de Controle Operacional (CCO), Guilherme Talho, a prevenção é fundamental.

“Estamos conseguindo atuar de forma antecipada, utilizando as novas ferramentas de monitoramento”, diz.

A parceira da MRS nessa empreitada é a Clima Tempo. São disponibilizadas informações 24 horas por dia a respeito dos possíveis riscos para a ferrovia. Serão emitidos ainda, por SMS, alertas para as pessoas envolvidas na manutenção sempre que forem detectadas situações críticas. Para o Gerente de Manutenção de Infraestrutura da Malha, Renato Bahia, o trabalho é importantíssimo.

“A previsão meteorológica com antecedência de até 3 meses nos permite direcionar os serviços preventivos de manutenção, minimizando os impactos que podem ser ocasionados pelas chuvas”.

Em um primeiro momento, o monitoramento será exclusivamente pluviométrico (chuvas), sendo ampliado em uma segunda etapa, quando também levará em consideração a descarga elétrica (raios) e a temperatura.

Como funciona?

Chuva toda hora

O plano de hora em hora é baseado em três bandeiras de acompanhamento: verde (observação), amarelo (alerta) e vermelho (alerta máximo). As previsões de chuvas são atualizadas a cada cinco minutos. No painel, as bandeiras alteram suas cores ao longo da ferrovia, em função do tipo de alerta.

Chuva todo dia

Os quatro níveis de acompanhamento (observação, atenção, alerta e alerta máximo) sintetizam, no monitoramento meteorológico diário, as condições diretamente associadas à probabilidade de ocorrência de escorregamentos nos taludes ao longo da ferrovia. No boletim diário, é sinalizada a previsão de chuva para aquele dia e a previsão para as próximas 96 horas.

Chuva todo mês

O monitoramento mensal também é feito a partir de quatro níveis. Ele é feito por meio de um boletim mensal enviado pela equipe da Clima Tempo, no qual é sinalizada a previsão trimestral de chuvas. O objetivo desse monitoramento é direcionar, antecipadamente, os recursos de manutenção para os locais com maior incidência de chuvas e orientar, de maneira preventiva, as inspeções de campo.

 

Por MRS
chuva na ferrovia chuvas ferrovia mrs chuvas planejamento chuvas