Destaque - Destaque Lateral -
01/abr/2016

MRS vai restaurar estação ferroviária de São José dos Campos

Valor total investido é de R$ 1,3 milhão. Prédio foi construído em 1925 para substituir antiga parada da Avenida João Guilhermino

O próximo domingo, dia 3 de abril, é uma data importante para a preservação cultural e histórica de São José dos Campos: será anunciada, oficialmente, a obra de revitalização da Estação Central, localizada na Avenida Sebastião Gualberto, em São José dos Campos (SP). O evento será no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças, na Vila Maria, às 14h.

A MRS é a responsável pela obra, que tem previsão de conclusão em nove meses e vai dar vida nova à estação, uma das mais antigas da cidade. As obras começam em abril e serão acompanhadas pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac), além de técnicos da Diretoria de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

“Estamos super engajados na revitalização deste imóvel histórico, que representa parte da cultura ferroviária da cidade. A parceria que firmamos com a Prefeitura de São José e com o Ministério público será, sem dúvidas, um sucesso”, destaca o especialista em Relações Institucionais Mário Vilhena, reforçando, ainda, os ganhos para a população local.

A estação funciona desde 1925, quando substituiu a antiga parada da avenida João Guilhermino, que funcionava desde 1876. No local, funcionará uma unidade operacional da MRS e também haverá um espaço aberto ao público, com informações disponíveis sobre a estação e um histórico do prédio.

A reforma

Projeto gráfico do átrio central da Estação

Ilustração de como vai ficar o átrio central da estação

A obra vai contemplar a revitalização da fachada e do piso de todo o prédio, manutenção das portas e janelas, instalação de alambrado na plataforma, pintura de toda a estação, reforma dos banheiros, reparação da estrutura do telhado, reelaboração do projeto de paisagismo e adequação para acessibilidade, além de limpeza e construção de estacionamento e praça para visitantes.