Mutirão de limpeza contra o Aedes tem início em Cubatão/SP
A expectativa é de retirar cerca de 500 m³ de lixo, quantidade que, em volume, equivale a 500 caixas d´água de mil litros

Estudantes observam larva do Aedes no microscópio
O Aedes aegypti sempre foi um vilão da saúde pública por ser o vetor responsável pela transmissão da dengue e da febre amarela. Com a identificação de novas doenças como a Febre Chikungunya e o Zika Vírus, o mosquito ganhou ainda mais destaque e combatê-lo é um dever de todos.
Nesta semana, a MRS realiza mais um mutirão de limpeza, desta vez em parceria com a Prefeitura de Cubatão. Os trabalhos se iniciaram hoje (dia 7/3) e devem se estender até a sexta-feira (11/3). A ação está sendo realizada em uma extensão de 1,5 quilômetro nos arredores da linha férrea na Vila dos Pescadores. Além de eliminar os focos da dengue e das demais doenças, a expectativa é de retirar, somente nesta semana, cerca de 500 m³ de resíduos deste local. Isto equivale, em volume, a 500 caixas d´água de mil litros cada.
“A ferrovia não gera lixo. Mesmo assim, em parceria com a Prefeitura, estamos retirando todo esse material da faixa de domínio para garantir o bem estar e a saúde da própria população”, ressalta Mário Vilhena, especialista de Relações Institucionais para o estado de São Paulo.
De acordo com Daniel Martins, coordenador de Manutenção da Malha, além da eliminação de possíveis focos do mosquito e recolhimento do lixo residencial e entulho, em alguns pontos está sendo realizada a roçada da vegetação.
“No mutirão, temos doze funcionários da MRS que estão trabalhando dentro da faixa de domínio. Além disso, estamos contando com o apoio de funcionários da prefeitura que estão trabalhando na limpeza da área externa e na destinação dos resíduos para que possamos garantir a limpeza desta região”, diz.
Conscientização da população
Além do trabalho de limpeza, outras ações de conscientização da população estão sendo realizadas. Durante esta semana, serão proferidas palestras sobre temas diferentes, mas associados ao combate ao Aedes aegypti, conforme a programação abaixo.
7/3 (às 10h e às 15h): oficina para crianças e pescadores da vila sobre como o Aedes se reproduz, inclusive com apresentação utilizando um microscópio (local: Portinho)
8/3 às 10h e 15h: chá com as donas de casa para falar sobre a questão do lixo e dos perigos associados ao Aedes (local: Igreja Sem Fronteiras)
9/3 às 15h: sessão de cinema com apresentação do filme, que trata sobre a temática do lixo: “Ilha das Flores” (local: Centro Comunitário da Vila dos Pescadores)
Estão sendo distribuídos ainda para a população local flyers a respeito do assunto.
Sessão de cinema para a comunidade da Vila dos Pescadores
“É importante que parte da comunidade, que ainda descarta o lixo irregularmente em vias públicas, seja nossa parceira e não continue com esta prática”, ressalta Adriana Carvalho, analista de Responsabilidade Social para a região.
Saiba mais
O lixo e o entulho descartado irregularmente às margens da linha férrea, além de serem abrigos para roedores, insetos e outros animais, pode entupir as canaletas de drenagem da ferrovia e ocasionar o acúmulo de água trazendo diversos problemas para as comunidades. Saiba mais sobre este assunto aqui.
