Mutirão de limpeza acontece com 100% de mão de obra da prefeitura de Caçapava
O trabalho evidencia a parceria entre o poder público e a iniciativa privada e é uma contrapartida pela colaboração da MRS na reforma da estação
Bom relacionamento, interesses convergentes e colaboração: estes são os principais ingredientes que compõem a receita das parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. O mutirão de limpeza, que está sendo realizado em Caçapava, é um exemplo desse tipo de ação e começou na segunda-feira, 13, e vai se estender até o final da semana.
Recentemente, a MRS cedeu materiais para a pintura e limpeza da estação ferroviária de Caçapava, local que está sob responsabilidade da prefeitura. Em um segundo momento, a empresa doará outros materiais para auxiliar na reforma do local, tais como piso, material para substituição de portas e janelas, entre outros.
“Este é o modelo ideal de parceria porque nós podemos ajudar o poder público em algumas situações e a prefeitura pode nos auxiliar em outros momentos. Este é um caso emblemático, tendo em vista que o mutirão será realizado com 100% de mão de obra deles e todos saem ganhando: prefeitura, MRS e comunidade, que terá um ambiente limpo e livre das doenças associadas ao Aedes”, diz Mário Vilhena, especialista em Relações Institucionais para o estado de São Paulo.
Ao todo, serão dez funcionários que realizarão a limpeza ao longo de cinco quilômetros da linha férrea.
“Como, de forma geral, o recolhimento de lixo é uma atribuição das prefeituras em todo o país, estamos aproveitando os recursos que eles podem nos oferecer, que é a mão de obra. Além do recolhimento de entulho e lixo, serão realizados serviços de roçada e reforço na vedação da faixa de domínio. MRS vai fornecer todo o material necessário para o trabalho, como tijolos, cimento e ferragens”, é o que revela Daniel Martins, coordenador de manutenção da malha para a região.
No final de maio, foi feito um workshop, realizado pelas áreas de Responsabilidade Social, Relações Institucionais e Infraestrutura da empresa com os funcionários da prefeitura.
“O objetivo foi garantir a segurança ferroviária e dos funcionários durante a realização dos trabalhos. Assim, eles conhecem as informações necessárias para trabalhar na faixa de domínio da MRS”, revela Karina Guizalberth, analista de Responsabilidade Social da companhia para a região.
Será realizada também, em dia a ser definido, uma palestra para a comunidade sobre os perigos do descarte irregular de lixo na ferrovia e as novas doenças relacionadas ao Aedes Aegypti na Escola Estadual Professora Daphne Mirella. Ao longo da semana, serão distribuídos flyers sobre o tema para a população local.
“O objetivo foi garantir a segurança ferroviária e dos funcionários durante a realização dos trabalhos. Assim, eles conhecem as informações necessárias para trabalhar na faixa de domínio da MRS”, revela Karina Guizalberth, analista de Responsabilidade Social da companhia para a região.