Destaque - Destaque Lateral -
26/fev/2016

Mutirão de limpeza percorrerá 20 km no combate ao Aedes em Mangaratiba/RJ

A expectativa é de retirar cerca de 50 m³ de lixo, quantidade que, em volume, equivale a 50 caixas d´água de mil litros 

IMG-20160226-WA0006O Aedes aegypti sempre foi um vilão da saúde pública por ser o vetor responsável pela transmissão da dengue e da febre amarela. Com a identificação de novas doenças como a Febre Chikungunya e o Zika Vírus, o mosquito ganhou ainda mais destaque e combatê-lo é um dever de todos. Na próxima semana, a MRS realizará mais um mutirão de limpeza em parceria com a Prefeitura de Mangaratiba.

Os trabalhos terão início na terça-feira (dia 1/3) e devem se encerrar no dia 4/3. A ação será realizada em uma extensão de 20 quilômetros da linha férrea, começando em Ibicuí e terminando em Itacuruçá. Além de eliminar os focos da dengue e das demais doenças, a expectativa é de retirar, somente nesta semana, cerca de 50 m³ de resíduos deste local. Isto equivale, em volume, a 50 caixas d´água de mil litros cada.

“A ferrovia não gera lixo. Mesmo assim, em parceria com a Prefeitura, retiraremos todo esse material da faixa de domínio para garantir o bem estar e a saúde da própria população. Por isso, é importante que a comunidade seja nossa parceira não descartando o lixo de forma irregular na ferrovia”, ressalta Rosa Cassar, gerente geral de Relações Institucionais RJ.

IMG-20160226-WA0004De acordo com Lucas Fernandes, coordenador de Manutenção da Malha, além da eliminação de possíveis focos do mosquito e recolhimento do lixo residencial e entulho, em alguns pontos será realizada a roçada da vegetação.

“No mutirão, teremos dez funcionários da MRS e dez da prefeitura trabalhando durante a semana para garantirmos a limpeza desta região”, finaliza.

Saiba mais

O lixo e o entulho descartado irregularmente às margens da linha férrea, além de serem abrigos para roedores, insetos e outros animais, pode entupir as canaletas de drenagem da ferrovia e ocasionar o acúmulo de água trazendo diversos problemas para as comunidades. Saiba mais sobre este assunto aqui.