Destaque - Destaque Lateral -
30/set/2016

Nova turma de aprendizes qualificados em Eletroeletrônica

Mais um curso de Eletricista em Manutenção Eletroeletrônica Ferroviária foi concluído em Barra do Piraí (RJ), fruto da parceria entre MRS e Senai, que juntos contribuem para a formação de possíveis colaboradores para a MRS. No final de setembro, os 20 alunos completaram todo o cronograma do curso e receberam os certificados.

O técnico em Educação do Senai, William Frazão, explica que a turma passou por duas etapas, teórica, ministrada no Senai, e prática, quando foram à MRS vivenciar no dia a dia tudo o que aprenderam. Cada uma tem duração de 740 horas.

“O objetivo é fazer com que os alunos consigam executar atividades de manutenção preventiva, corretiva e preditiva no sistema de sinalização ferroviária, obedecendo a normas técnicas e padrões de qualidade, segurança e preservação ambiental. A união entre teoria e prática possibilita que eles saiam do curso preparados para o mercado de trabalho”, explica Frazão.

Para a consultora de Recursos Humanos da MRS, Cláudia Carvalho, a formação de uma nova turma representa sempre uma contribuição efetiva à MRS, além de dar aos jovens uma possibilidade de inserção no mercado.

“O curso de aprendizagem “Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica Ferroviária”, em parceria com o Senai, vem de encontro à necessidade de qualificação de mão de obra de eletricistas para ocupação de posições futuras na MRS”, destaca.

O curso é estruturado em três módulos: básico, específico introdutório e específico profissional. O primeiro é referente às competências básicas e de gestão, consideradas transversais ao desenvolvimento social e profissional do adolescente e do jovem. O segundo módulo é focado no desenvolvimento da base técnica científica necessária ao desenvolvimento das competências profissionais da área e o terceiro voltado para competências específicas profissionais e de gestão requeridas ao desempenho do eletricista de manutenção eletroeletrônica ferroviária.

“Foi uma excelente oportunidade para estes jovens, que vivenciaram a rotina de manutenção da Eletroeletrônica, conseguiram entender como funciona a sinalização ferroviária, obtiveram conhecimento e aprenderam conceitos de todo nosso sistema, garantindo a expertise para manutenção de nossos equipamentos, coroando, assim, suas respectivas aprendizagens”, avalia o coordenador de Manutenção da Malha Ronald Carlos Lima.

Segundo Cláudia, uma nova turma está em andamento em Juiz de Fora (MG) e a previsão é de que seja iniciada outra em Barra do Piraí (RJ) logo no início de 2017.