O lixão que virou praça
A MRS, em parceria com a prefeitura de Nova Iguaçu/RJ, entregou à comunidade do bairro Ambaí uma praça de lazer construída em um espaço antes usado como depósito de lixo a céu aberto. O projeto contou com investimento de cerca de R$ 200 mil e teve duração de quatro meses. No local foi construído um espaço para caminhada, bancos, mesas de jogo de dama, iluminação e área destinada ao plantio de árvores.
Apesar de já estar liberada para uso da população, a inauguração oficial da praça, com representantes da MRS e da Prefeitura de Nova Iguaçu, ainda não tem data definida.
“A obra transcorreu de forma tranquila, a população e os representantes dos órgãos públicos compreenderam a importância da intervenção da MRS e demonstraram total apoio. A comunidade foi beneficiada pelos serviços de lazer e pela própria revitalização do espaço, que eliminou o contato direto com o lixo. Além disso, o trabalho contribuiu, de forma geral, para valorizar a região”, é o que revela a gerente de Infraestrutura de Instalações, Carina Esteves.

Segundo a gerente geral de Relações Institucionais para a região, Rosa Cassar, a área estava abandonada, sendo usada como depósito de lixo e favorecendo a proliferação de vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue.
“A situação gerava risco para a população e para a operação da MRS, por isso, em parceria com a prefeitura, desenvolvemos o projeto de revitalização da área”, explica.
Lixo Fora do Lixo é Porcaria
A MRS vem promovendo uma série de ações, como a construção da praça de Nova Iguaçu, destinadas a combater o descarte irregular de lixo na ferrovia. Além disso, está convocando a comunidade para tratar abertamente o tema e trabalhar em conjunto na busca por soluções para o problema, que compromete tanto a qualidade de vida da população quanto a operação ferroviária. Esse é o objetivo do projeto Porcaria.
Para receber informações sobre descarte irregular de lixo na faixa de domínio, seja via mensagens de texto, fotos ou vídeos, a MRS criou um novo canal de comunicação: o WhatsApp (32) 98425-1510.