Obra em ponte vai melhorar acesso ao porto de Santos
A Gerência de Infraestrutura da MRS em São Paulo iniciou, no mês passado, a obra na Ponte do Casqueiro, pela qual os trens passam para acessar o porto de Santos. A passagem pelo local já faz parte da rota tradicional das composições (não só da MRS como de outras ferrovias), mas com a obra de melhoria, a operação ganha ainda mais qualidade e segurança. O especialista em Infraestrutura, Caio Petroni, explica que a estrutura atual será totalmente substituída e que o processo de montagem é feito, em um primeiro momento, com estruturas provisórias, para que a ponte possa ser desmontada e posteriormente remontada.
“Podemos considerar a obra como uma renovação completa da ponte, que fica na divisa entre Santos e Cubatão, na Baixada Santista. Estamos substituindo todas as peças da estrutura por outras feitas de materiais mais resistentes a corrosão e preparadas para suportar mais carga. O aspecto visual e as dimensões serão mantidas”, completa o especialista.
Período de intervenção
Por ser usada para acesso ao porto de Santos, a Ponte do Casqueiro não pode ser interditada anteriormente, pois o escoamento diário de carga seria afetado. Com a recente duplicação do trecho, toda a operação passou a acontecer em uma ponte paralela, possibilitando o início das obras, que devem ser concluídas até o final deste ano.