06/jan/2015

Seja você também um embaixador da segurança

Final de ano é tempo de repensar atitudes, rever comportamentos e propor melhorias. Cuidar de nós mesmos e do outro deve ser uma promessa para 2015

ImprudenciaE nada melhor do que multiplicar o cuidado dentro e fora de casa e ser um embaixador da segurança. Neste final de ano, há um aumento de circulação de pessoas nas ruas, as crianças estão em férias escolares e o consumo de álcool aumenta. Por isso, confira algumas dicas de como proceder e orientar seus amigos e familiares.

Tenha paciência

Pessoas idosas ou com dificuldade de mobilidade exigem atenção especial. Crianças não podem brincar na área da ferrovia e devem estar sob supervisão constante de seus responsáveis nas travessias.

Concentre-se

Não tente atravessar a linha férrea falando ao celular, checando mensagens ou usando dispositivos de áudio de qualquer tipo. Eles desviam sua atenção da ferrovia.

Olhe por onde anda

A área ocupada pela ferrovia e seus arredores é recebe o nome de faixa de domínio. Não é permitida a presença de pessoas estranhas à ferrovia nesta área, e a travessia da linha férrea só pode ser realizada em passagens em nível oficiais (para pedestres, veículos ou ambos), por passarelas ou passagens inferiores. É extremamente arriscado atravessar a linha em qualquer outro ponto.

Cuide de sua saúde

O uso de álcool e drogas tem sido uma causa cada vez mais frequente de acidentes envolvendo pessoas. Em alguns municípios, este índice chega a representar 20% do total de acidentes ferroviários.

Não se arrisque

Um trem pesa entre 3.000 toneladas (vazio) e 15.000 toneladas (carregado) e, por isso, pode exigir algo entre 300 e 1.000 metros desde a aplicação do freio de emergência até sua parada completa. Por seu peso, um trem não freia como um automóvel. Por isso, mesmo quando é possível identificar uma pessoa cruzando a linha inadvertidamente, na maioria das vezes, não é possível evitar o impacto. É preciso que a população conheça esta dinâmica.

Pare, olhe e escute

Os trens são dotados de luzes de sinalização, de sinos (acionamento constante quando estão em movimento) e de buzina (acionadas antes das passagens em nível ou em qualquer situação de emergência). É fundamental que as pessoas estejam sempre muito atentas aos sinais sonoros de segurança.

Seja um embaixador da segurança

A comunidade pode ajudar, e muito, a garantir a segurança da ferrovia. Ao observar qualquer fator de risco, ou para reportar alguma irregularidade, o contato com a MRS pode ser feito através do 0800-979-3636.