Destaque - Destaque Lateral -
21/set/2015

Semana Nacional do Trânsito

semana trânsitoUma semana para chamar a atenção de todo o Brasil sobre os riscos do trânsito. A Semana Nacional do Trânsito começou no último dia 18 e vai até a próxima sexta-feira, 25. Durante este período serão intensificadas as blitzen de conscientização em diversos pontos estratégicos das cidades cortadas pela malha ferroviária da MRS. As blitzen tem função educativa e preventiva. O objetivo é apresentar à população os riscos da ferrovia quando pedestres e veículos transitam pelas PNs sem atenção.
As ações acontecerão, com mais intensidade, em Cubatão e Guarujá, na Baixada Santista; em Carandaí, Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Jeceaba; em Guaratinguetá, Aparecida e Mogi das Cruzes; em Suzano; e em Ibitrité e Mário Campos.

De acordo com a gerente de Segurança Patrimonial da MRS, Karla Roberta, somente com atitudes conscientes de pedestres, ciclistas, passageiros e condutores será possível mudar o atual cenário. “No trânsito, as pessoas podem decidir, a todo momento, seu próprio destino e o de outras pessoas, pois são responsáveis por suas próprias ações. Com atenção, cada um pode salvar vidas, e as ações de segurança que promovemos destacam isso. É preciso que cada um esteja atento e aja com segurança”, enfatiza Karla.

A semana

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) escolheu o seguinte tema para a Semana de 2015: “Seja você a mudança no trânsito”, pegando carona na já anteriormente divulgada “Década Mundial de Ações Para a Segurança no Trânsito” (2011 a 2020). A humanidade vive um momento importante de conscientização sobre as ações no trânsito, muito discutida há alguns meses, no “Maio Amarelo”.

Segundo o Denatran, o trânsito é uma questão de cidadania e faz parte do dia a dia de todas as pessoas, por isso toda a sociedade precisa refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e mudar de uma vez por todas a atitude no trânsito.