18.06.2021 às 12:00

Técnicos do Ministério da Infraestrutura concluem visitas a trechos da MRS

Nas últimas duas semanas, um grupo de técnicos do MInfra esteve em cidades de MG e RJ, para conhecer locais que receberão investimentos da MRS com a renovação da concessão

Na quarta, 16/6, técnicos do Ministério da Infraestrutura (MInfra) encerraram as visitas a trechos da MRS Logística em cidades do estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Realizadas ao longo das últimas duas semanas, as visitas permitiram que os profissionais conhecessem alguns dos locais que receberão investimentos previstos no Plano de Negócios da renovação antecipada da concessão da empresa, em especial, iniciativas voltadas para a mitigação de conflitos urbanos como viadutos, passarelas e vedação da linha férrea. As visitas aconteceram em cidades como Carandaí, Mário Campos e Juiz de Fora, em Minas Gerais, municípios da Baixada Fluminense, Itaguaí, Mangaratiba, Mendes, Barra do Piraí, Barra Mansa, Resende, Pinheiral e Três Rios, no estado do Rio.

Além disso, os técnicos também conheceram os locais onde serão implantados os Polos Intermodais para desenvolvimento da Carga Geral em Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Visita a Juiz de Fora (MG)

As visitas foram parte de um conjunto de reuniões entre o MInfra e a MRS, atividades que se iniciaram com encontro da alta gestão da empresa com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, no começo deste mês (foto acima). Na ocasião, foram debatidos os ajustes finais no Plano de Negócios da empresa para a renovação antecipada da concessão. O ministro deu sinal verde para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) conclua o relatório final e envie o processo para apreciação do TCU.

Status da renovação antecipada da concessão da MRS Logística

O plano para a renovação antecipada da concessão da MRS está em avaliação pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) e pela ANTT. Após a validação desses órgãos, o processo será encaminhado ao TCU para a validação final. A estimativa, que consta no site do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), é que todo o processo seja concluído até o final de 2021.

Visita ao Pátio do Arará (RJ)

“O processo de renovação da MRS vem sendo conduzido de forma muito rigorosa. Os gestores da empresa e os reguladores têm tido conversas e alinhamentos frequentes, para que o documento final esteja alinhado às políticas públicas de longo prazo para o setor. Estamos confiantes para que a assinatura do novo contrato de concessão da MRS aconteça ainda em 2021. Desta forma, poderemos contribuir para um novo ciclo de desenvolvimento da ferrovia e da logística do país”, finaliza o diretor de Relações Institucionais, Gustavo Bambini.

Por MRS
renovação da concessão transporte ferroviário