Curiosidade: aplicação de telhas em túneis
A utilização de telhas é muito comum na construção civil, mas você sabia que elas também são muito úteis para a ferrovia? Elas são utilizadas em túneis ao longo da nossa malha e têm a função de captar a água que penetra através do solo e direcioná-la para as canaletas do sistema de drenagem. Assim, a água não cai sobre os trilhos, o que contribui para manter a estabilidade da linha.
O concreto projetado, normalmente utilizado para estabilizar a estrutura da parede dos túneis, não impede que a água que mina do solo caia sobre os trilhos. Ao longo do tempo, essa água pode provocar o processo de oxidação nos trilhos ou causar bolsões e instabilidade na linha, conforme explica o gerente de Faixa de Domínio e Interferências, Felipe Marinho.
“Temos identificado casos de fraturas em trilhos que, por vezes, são ocasionados pela oxidação. Não é raro registramos casos nos quais os trilhos ou o lastro estavam danificados por conta da ação da água. Por isso, fazemos esse tipo de aplicação. Assim, evitamos danos na via e garantimos a segurança ferroviária estabilizando a condição da linha férrea nesses locais”, diz.
O passo a passo
Inicialmente, é feita uma análise dos pontos críticos na malha MRS e das anomalias identificadas, tanto das goteiras presentes nos túneis quanto da contaminação do lastro. Neste caso, a ação corretiva é o desguarnecimento. Uma das ações preventivas que podem ser tomadas, no entanto, é a aplicação das telhas.
“Primeiramente, um pórtico é instalado para dar sustentação ao material. Em seguida, inicia-se o processo de montagem das telhas da parte de cima dos túneis para as laterais. Assim, a água pode escoar livremente pelas canaletas”, detalha Felipe Marinho.
Algumas estruturas já contam com esse sistema hoje
Atualmente, o Tunelão (maior túnel da malha MRS), como é conhecido, é um exemplo de estrutura que já conta com esse tipo de aplicação.
“Em 2016, a previsão é de que coloquemos telhas também nos túneis 11 e 12 (Serra do Mar) e em alguns outros da Ferrovia do Aço”, finaliza.