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19/out/2015

Trem de passageiros faz viagem inaugural na malha MRS

O primeiro trem de passageiros a percorrer a malha sob concessão da MRS fez a sua viagem inaugural no dia 16 de outubro. O trem, que conta com três carros de passageiros e tem capacidade total de 142 pessoas, vai percorrer um trajeto de 6,5 Km entre a Estação Central de Guararema e a Estação de Luis Carlos, na região do Alto Tietê. O projeto da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) foi viabilizado por meio de um investimento total de 5 milhões.

A operação foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a MRS irá abrir espaço para a rota turística na grade de circulação, dividindo o trecho de sua via para a operação da ABPF. A associação será responsável por toda a operação do trem turístico na malha da MRS, por disponibilizar o material rodante, a mão de obra necessária e pela conservação das estações e plataformas. A MRS continuará responsável pela manutenção da via, pelo treinamento dos profissionais que atuarão na operação e por controlar o tráfego através de seu Centro de Controle Operacional (CCO).

A viagem inaugural e os desafios do compartilhamento da linha férrea com trens de passageiros

O trem fez sua primeira viagem às 14h, tracionado pela locomotiva 353, a maior movida a vapor em operação no país. A “Velha Senhora”, como é conhecida, pertencia à Estrada de Ferro Central do Brasil e fazia o trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto foi recebido como uma importante contribuição para a preservação da cultura ferroviária, embora a implantação de um trem de passageiros apresente o grande desafio do compartilhamento da linha férrea com trens de carga, o que exige atenção redobrada e cuidados especiais com relação a manutenção e à segurança operacional.

Segundo o especialista em Relações Institucionais Rômulo Alves, o maior desafio foi adaptar o projeto à realidade da MRS, já que é uma expertise diferente.

“O trecho é favorável para que tudo aconteça da melhor forma, mas há sempre um pouco de apreensão. Um ponto importante foi o plano de habilitação para a ABPF, composto por 96 horas de treinamento. A operação será assistida por profissionais mais experientes, no início, com acompanhamento da inspetoria da MRS, e tudo foi feito com aval e participação da ANTT”, completa.

Reforma geral

O projeto do trem de passageiros em Guararema também trouxe ganhos significativos para a comunidade da região. Além da reforma das estações e da oficina que prestará manutenção à locomotiva, a praça, a igreja e diversos estabelecimentos e lojas foram restaurados com arquitetura de época, retomando as características de 1940, quando a cidade de Luis Carlos foi, inclusive, cenário de cinema.

O diretor geral da ANTT, Jorge Bastos, participou do passeio inaugural e demonstrou satisfação ao ver o resultado.

“Temos vários projetos, mas nenhum desta grandeza, incluindo as estações, por exemplo, e executado com muita qualidade. Dá gosto chegar aqui e ver o resultado”, afirmou.

Com relação à estrutura ferroviária, também foram construídos um pátio e um desvio, além de intervenções no trecho, num esforço conduzido por uma equipe de 30 profissionais, que atuaram por seis meses para criar as condições adequadas para que o projeto pudesse ser implementado.