A convivência segura
Todos os dias, os trens da MRS cruzam cidades
e bairros com a missão de mover os mais diversos tipos de cargas por todo o Brasil. Temos consciência do impacto da nossa operação e atuamos com segurança, respeito e responsabilidade em cada trajeto.
Cada pessoa também tem um papel essencial nessa convivência: respeitar os trilhos, seguir a sinalização e manter distância segura são atitudes simples que salvam vidas.
Segurança começa com a conscientização. Faça a sua parte e ajude a construir uma ferrovia mais segura, sustentável e harmônica para todos.
Respeite a sinalização ferroviária
A sinalização ferroviária é essencial para garantir a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas, organizando o tráfego e promovendo uma convivência segura entre a ferrovia e as comunidades do entorno.
Importante saber:
Sinais de aproximação do trem exigem atenção total.
Devido ao peso e à velocidade, um trem pode levar até 1 km para frear completamente. Jamais se arrisque: a segurança deve vir sempre em primeiro lugar.
Andar sobre os trilhos é perigoso e ilegal
De acordo com o Artigo 260 do Código Penal Brasileiro, interferir na operação ferroviária pode resultar em pena de até 5 anos de reclusão.
Crianças precisam de atenção redobrada na ferrovia
Elas devem estar sempre acompanhadas por um adulto. Brincar nos trilhos nunca é seguro. Ensine, oriente e converse sobre os riscos e a importância de respeitar a sinalização ferroviária.
Como garantimos a segurança na ferrovia
Na MRS, segurança não é apenas prioridade: é um princípio inegociável que orienta todas as nossas decisões e operações.
Grande parte das ações que garantem uma ferrovia segura acontece nos bastidores, longe dos olhos do público, mas com impacto direto na vida de milhares de pessoas.
Conheça algumas das iniciativas que reforçam o nosso compromisso com a segurança ferroviária e comunitária: