MRS amplia e moderniza o pátio Brisamar
São seis novas linhas para o pátio que contará também com o sistema CBTC, o mais moderno do mundo
O pátio Brisamar foi ampliado e conta agora com 12 linhas férreas que oferecem o dobro de capacidade. O objetivo foi disponibilizar uma gestão ainda melhor das nossas composições que, através desse pátio, podem acessar três dos cinco portos com os quais a MRS trabalha, por isso é um dos mais importantes para a empresa. Desta forma, a ociosidade nos terminais será reduzida ou até eliminada.A ação vai contribuir ainda para a melhoria da gestão das equipagens (maquinistas) no trecho entre Brisamar e Barra do Piraí. O pátio receberá também automatização via CBTC. Assim, toda a logística de controle, monitoramento, planejamento e a análise de diversos cenários será realizada remotamente através do CCO.
O controle da operação do pátio será efetuado pelo CCP (Centro de Controle de Pátios) que será o primeiro implementado na MRS, com controladores e programadores dedicados ao planejamento e execução das atividades.
Inicialmente, o pátio está operando de forma manual com licenciamento por ‘voz’ e com o controle efetuado pelo SISAD (Sistema de Apoio ao Despacho), ferramenta que servirá para visualização e apoio à operação.
De acordo com o especialista ferroviário, Wiler Reginaldo, está prevista, para outubro de 2015, a entrega de toda a sinalização, automação e implementação do CBTC.
“Desta forma a operação manual poderá ser substituída pela operação sistêmica integrada com foco na segurança operacional, aliada à otimização de processos”.