MRS é certificada como Operador Econômico Autorizado (OEA)
No Brasil, certificação é concedida pela Secretaria Especial da Receita Federal
Em junho, a MRS entrou para mais um seleto grupo, desta vez certificada como Operador Econômico Autorizado (OEA) pela Secretaria Especial da Receita Federal. No documento oficial, que faz da MRS a primeira ferrovia brasileira certificada, são apresentadas como justificativas a parceria estabelecida para proporcionar maior agilidade e previsibilidade ao fluxo de comércio exterior e a adoção de procedimentos em consonância aos critérios exigidos pelo Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado.
A especialista da área de Importação Tatiana Morais explica que a certificação é concedida a operadores da cadeia logística internacional que demonstram capacidade de gerir riscos relacionados à segurança física das cargas e à conformidade tributária e aduaneira.
“O programa traz grandes benefícios para a empresa e reafirma o nosso compromisso com a segurança da cadeia logística e com a busca por inovações”, destaca. “A adesão ao programa é voluntária e a MRS iniciou este trabalho no início de 2019, com envolvimento de diversas áreas: o projeto foi liderado pelo time de Importação, em parceria com as demais equipes de Suprimentos, RH, TI, GSC, Auditoria, Finanças, Jurídico, Tributos e Contabilidade”, reforça.
Os operadores certificados pelo programa podem usufruir de benefícios relacionados à facilitação dos procedimentos aduaneiros, tanto no país quanto no exterior. Estes benefícios trazem agilidade à liberação das cargas e à comunicação direta com a Receita Federal, além da redução de custos com a operação.