Canteiro de obra abastecido com energia solar?
Modalidade tornou-se realidade na MRS neste mês de outubro
Por que aguardar prazos para o fornecimento de energia pelo método convencional? Por que não pensar em outras soluções que possam atender às necessidades? Por que não fazer diferente e buscar novas possibilidades, inclusive, mais sustentáveis? Essas foram algumas das perguntas que levaram a contratada Franciscon a articular, junto à equipe de Infraestrutura de São Paulo, o abastecimento do canteiro da obra de ampliação do pátio de Pederneiras (SP) por meio de energia solar.
A necessidade surgiu bem no início do mês, na fase de mobilização do canteiro instalado para uma obra que tem como objetivo atender a uma necessidade de um cliente para o transporte de celulose na região. Depois de receber o retorno do fornecedor local, alegando necessidade de prazo estendido para entrega da energia, foi tomada a decisão de partir para uma nova solução. A contratada Franciscon consultou fornecedores e, depois de encontrar a melhor opção, autorizou a instalação de todo o sistema e das placas fotovoltaicas para captação de energia solar. Todo o trabalho foi iniciado no dia 7 e concluído já no dia seguinte, 8 de outubro.
O especialista em Infraestrutura Vinícius Clemente explica que, devido à localização geográfica do canteiro de obras, região de altas temperaturas, os escritórios estruturados em contêineres costumam ficar bastante quentes durante o dia, portanto, o requisito era de que a energia captada fosse suficiente para abastecimento dos computadores, das luzes, mas também dos aparelhos de ar condicionado.
“Sem dúvida foi um investimento alto feito pela nossa contratada para a obra, que terceirizou toda a instalação, mas trata-se de um investimento inicial que vai ser muito útil para eles, pois vão poder reaproveitar a estrutura em outras obras”, pontua Clemente. “Com o abastecimento por energia solar, há diversos ganhos, como autonomia em relação ao fornecedor do sistema convencional, economia com gerador a diesel, diminuição do uso de combustíveis fósseis e menor índice de emissão de CO2. São muitas as vantagens de buscar soluções inovadoras e esse é um exemplo claro disso”, complementa.
Outro fator de destaque relacionado à solução é a segurança, já que o risco é reduzido. Segundo Clemente, a implantação do sistema de placas fotovoltaicas é de menor risco para os profissionais que trabalham no local e também para quem instala o sistema.
O resultado foi positivo e as equipes estão alinhadas para tentar buscar o abastecimento por meio de energia solar em futuras obras, sugerindo a solução para as contratadas. Em um segundo momento, é possível avaliar até mesmo a aplicação em unidades da empresa, por exemplo, em estações mais afastadas de centros urbanos, por que não?