Inovação em transporte para novo cliente
Do município de Couto de Magalhães de Minas, no Norte de Minas, carregamento de manganês parte para o Vietnã
Não é segredo que a MRS busca crescer o volume de Carga Geral, mas, para isso, é preciso pensar em diferentes soluções logísticas para atender aos clientes com eficiência. Um exemplo claro disso foi a recente prospecção da equipe de Siderurgia da MRS, que resultou em um novo contrato no mês de dezembro. Com foco na captação de um novo cliente, a Veneza Mineração, foi elaborada uma solução para transporte de manganês, material utilizado como matéria prima para o aço. A carga parte da cidade Couto de Magalhães de Minas (MG) para o Porto de Santos (SP), tendo como destino final o Vietnã.
“A Veneza Mineração existe desde 2018. Houve uma reestruturação da empresa, que está sob nova direção, e, com isso, entramos no mercado de exportação do manganês em 2020. Este ano, formamos uma cadeia de parceiros envolvendo os compradores do material, os responsáveis pela parte marítima, locação de contêineres e a MRS, que nos apoiou no desenvolvimento de toda a cadeia logística. Graças a Deus tudo está caminhando muito bem e pretendemos manter essas parcerias”, afirma a diretora da Veneza Mineração, Renata Medina.
Para tornar a operação viável, uma série de parcerias e negociações foram desenvolvidas. Todo o processo foi pensado e estruturado pelas áreas Comercial e de Logística da Siderurgia MRS, que garantiu que as etapas da multimodalidade tivessem preços e condições competitivas para a operação. O transporte que está em fase de testes, começa com o volume de 1.000 toneladas, distribuídos em 37 contêineres. Após a etapa inicial, o próximo passo será estruturar uma nova logística para atendimento do volume potencial de 50.000 toneladas a granel para os portos do Rio de Janeiro ou de Santos.
“Em função da logística, a negociação foi longa e complexa, auxiliamos o cliente inclusive na parte portuária. Além disso, por ser uma grande distância percorrida, tanto na ferrovia quanto na rodovia, tínhamos um desafio com relação ao desenvolvimento de toda a cadeia logística, confecção de um cronograma que atendesse à demanda e à sustentação de tarifas competitivas. Nossa expectativa é a manutenção de um relacionamento de longo prazo e o desenvolvimento outros novos negócios com a Veneza Mineração”, pontua a Coordenadora Comercial, Taylla Ferraz.
No segmento de siderurgia, é comum que a empresa desenvolva novos negócios para os mesmos clientes, por já prestar atendimento aos principais players do setor e, com isso, a captação de novos clientes é sempre um desafio ainda maior. Desafio este que vem sendo superado, trabalho totalmente alinhado ao direcionamento estratégico da MRS.
A LOGÍSTICA
A primeira etapa da operação, iniciada nesta sexta-feira, dia 4, consiste no transporte de 20 contêineres vazios do Porto de Santos até o terminal rodoferroviário em Contagem (MG). Os contêineres seguirão pela rodovia até a cidade de Couto de Magalhães de Minas para serem carregados, logo depois retornarão até o terminal, percorrendo 633,6 Km, considerando a ida e a volta. A expectativa é de que as caixinhas saiam carregadas de Contagem (MG), no dia 15 deste mês, e sigam até o Porto de Santos para embarcar rumo ao destino final. É esperado pela equipe Comercial da MRS que a operação dure 17 dias e percorra a distância total de 2373 km, sendo 1740 km de ferrovia.
“Esta solução, pela sua complexidade e particularidade, reforça o desafio da MRS de atender novos clientes, independentemente de sua distância da ferrovia e de suas características de multimodalidade. Neste projeto, a carga passará por três terminais com características que se complementaram para operacionalização da demanda, sendo que a mina em Couto de Magalhães, origem e ovação da carga, precisou ser adaptada para operar como um terminal. Esta operação precisou ser muito bem planejada com todos os envolvidos de forma que pudéssemos cumprir o atendimento dentro do prazo, que era um dos desafios devido ao free time”, explica o gerente de Logística Magela Titoneli.
Uma etapa importante da negociação foi para estender o prazo do free time, isto é, o tempo em que os contêineres alugados ficam disponíveis para o cliente, aumentando o prazo de 14 dias para 21 dias. Após análise de mercado, a Tora Transportes foi escolhida para fazer a ponta rodoviária e o transbordo.