Secretário Executivo do MInfra conhece projetos da MRS em São Paulo
Representantes da concessionária receberam, em São Paulo, a visita de Marcelo Sampaio, Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura
Executivos da MRS Logística receberam na sexta-feira (18/12), em São Paulo, a visita do Secretário Executivo do Ministério de Infraestrutura, Marcelo Sampaio. Na ocasião, Sampaio foi recebido pelo Diretor de Relações Institucionais da MRS, Gustavo Bambini, que estava acompanhado de colaboradores MRS. Marcelo Sampaio conheceu mais detalhes sobre um dos projetos previstos no plano de negócios da renovação antecipada da concessão da MRS: a segregação das linhas de trem de passageiros e de carga na Região Metropolitana de São Paulo.
Marcelo Sampaio visitou a Estação Mooca da CPTM, um local onde é possível ter uma dimensão das vantagens que a segregação de linhas trará tanto para a circulação dos trens de passageiros, quanto para as composições de carga, que não terão restrições de horário e velocidade, podendo aumentar a produtividade de ambos os sistemas. Além disso, Sampaio também conhecerá o projeto do Terminal Intermodal da Mooca, iniciativa da MRS que também integra o pacote de investimentos da renovação da concessão. Os projetos serão apresentados por profissionais da MRS que estão diretamente ligados ao tema.
A renovação antecipada da concessão da MRS Logística está em análise. Após a realização de audiências públicas ao longo de 2019, o plano de negócios da empresa está em análise pelas equipes técnicas do Ministério da Infraestrutura e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Após essa análise, o documento será encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, é que o processo seja levado ao TCU no primeiro trimestre de 2021, com a assinatura da renovação estimada para o terceiro trimestre também de 2021.
O plano de negócios da renovação é um documento técnico que apresenta as contrapartidas indicadas como prioritárias, projetos a serem executados pela concessionária tanto para a mitigação de conflitos urbanos, que são basicamente ações tanto para ampliar, ainda mais, a segurança ferroviária, quanto para o incremento da eficiência da logística nacional, aumentando o share da ferrovia na matriz de transportes brasileira com investimentos ferroviários robustos.
“A MRS é responsável por transportar cerca de 20% de tudo o que o Brasil exporta. A renovação da concessão vai garantir a inovação do transporte ferroviário, trazendo mais capacidade, maior fluidez e eficiência no segmento, equilibrando, assim, nossa matriz de transportes que passa, nos próximos seis anos, a ter 30% do setor ferroviário responsável pela movimentação de cargas”, declarou o secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio.