17.01.2021 às 22:25

Obras de vedação e construção de caminhos seguros em MG e SP

Obras de vedação, construção de caminhos seguros e de calçadas são exemplos de ações MRS que beneficiam comunidades e trazem segurança à operação ferroviária

Vedação em Guaratinguetá (SP)

Em 2020, equipes da MRS fizeram a vedação de aproximadamente 3,5 km nos estados de Minas Gerais e São Paulo, além da construção de 800 metros de caminho seguro na cidade de Suzano (SP) e mais 220 metros de calçada em Santos Dumont (MG). As obras garantem mais segurança às comunidades próximas à via férrea, além de trazerem mais segurança para a operação ferroviária. As obras de vedação em cidades do estado do Rio de Janeiro foram priorizadas para 2021 e serão feitas ao longo dos próximos meses.

Em São Paulo, as ações de vedação foram nas cidades de Guaratinguetá, Aparecida e Taubaté, que receberam 408 metros, 677 metros e 1.078 metros de vedação, respectivamente. Nas obras de Taubaté, os fiscais da obra perceberam que a avaliação da população a respeito das intervenções mudou ao longo do tempo.

“No início da obra a comunidade demonstrou não ser a favor da construção do muro devido ao costume de atravessar a linha férrea em qualquer local. Mas no decorrer das atividades, vendo a qualidade da obra e o novo visual que trouxe para o local, valorizando a região e trazendo um ambiente mais seguro para a comunidade, os moradores gostaram do projeto e valorizaram as ações da MRS no bairro”, afirma o fiscal de Obras da Diefra, Bruno Alves.

Em Minas Gerais, as obras de vedação foram de 1.180 metros em Belo Horizonte, 60 metros em Conselheiro Lafaiete e 44 metros em Juiz de Fora. Em Santos Dumont, foram construídos 220 metros de calçada. A ênfase dada à região de Belo Horizonte se justifica pela necessidade de promover melhorias no entorno da Unidade de Recolhimento de Pequenos Volumes (URPV) e, dessa forma, garantir isolamento mais eficiente do espaço, eliminar riscos para a operação ferroviária e eliminar caminhos que permitiam o acesso de pessoas em situação de rua à unidade.

“O projeto de vedação em MG foi um processo que surgiu após uma equipe multidisciplinar percorrer trechos da malha e identificar locais vulneráveis à segurança operacional e para comunidades. Os ganhos já podem ser observados com locais mais organizados e limpos. O projeto também pode contribuir com a mobilidade das pessoas no entorno dos locais, uma vez que foram implantadas ligações de passeios às PPs existentes, garantindo mais segurança e mobilidade”, pontua o especialista ferroviário da Gerência Geral de RI Minas Gerais, Paulo Sérgio Pereira.

Por MRS