O que é challenge day? Veja como foi o primeiro da MRS

Se você achou esta afirmação um pouco estranha, não se preocupe. O foco do trabalho precisa mesmo ser a solução, sempre. No entanto, com a afirmação, vem uma importante reflexão: é muito mais fácil chegarmos a uma solução quando desenvolvemos o gosto pela resolução dos problemas, não é mesmo?
Mais um movimento que colabora para a transformação na MRS: o primeiro Challenge Day (Dia do Desafio, na tradução do inglês) aconteceu na Diretoria de Engenharia e Manutenção na segunda semana do mês de fevereiro. O objetivo? Selecionar desafios baseados em problemas do ambiente corporativo.
No evento, houve, também, o lançamento de outra iniciativa: o Open Challenge (ou Desafio Aberto, na tradução do inglês), criado para potencializar a promoção da inovação, de forma colaborativa e diversa, por meio de interação com agentes externos do mercado, por exemplo, startups, universidades e núcleos de tecnologia e inovação. As duas iniciativas estão acontecendo também nas Diretorias de Operação, Recursos Humanos e Comercial.
“A busca constante pela melhoria contínua atrelada à inovação gera um leque enorme de oportunidades para agregar valor ao negócio. Parabenizo a condução e agradeço a oportunidade de participar desse momento com diversas propostas interessantes”, pontua o especialista em Planejamento e Controle da Manutenção Alex Faria.
Entre participantes e convidados, cerca de 60 pessoas foram envolvidas no Challenge Day na Diretoria de Engenharia e Manutenção. Ao todo, foram 11 apresentações, que, por meio de um formulário de pontuação, foram avaliadas pela banca do comitê.
“Ver a evolução cultural das pessoas, dos projetos e tudo, de fato, acontecendo, é um elemento motivador para continuar buscando soluções para as dores significativas da MRS. Estamos focados e abertos para disseminar cada vez mais ações desse tipo”, declara a analista de Planejamento e Controle da Manutenção Stéfani Ferreira.
Para o “Dia do Desafio”, foram levantados, pela liderança dos Embaixador_s da Inovação da Diretoria de Engenharia e Manutenção, quase 80 dores. Junto ao comitê técnico de inovação da MRS, os desafios foram classificados em três categorias: Open Challange, Inteligência de Dados e Desafio Técnico. Destes desafios, até agora, 11 foram priorizados pelos gerentes gerais de cada área para serem apresentados. Além disso, oito das 80 dores mapeadas foram direcionadas para condução pelos participantes dos Grupos de Melhoria Contínua (GMC).
Projetos selecionados
Na categoria de Open Challenge, foi priorizado o desafio “Como reduzir a necessidade de helicóptero na ZAS?”, apresentado pelo especialista ferroviário Marcos Eudóxio. No Desafio Técnico, o escolhido foi “Como realizar a manutenção dentro do túnel na ZAS?” apresentado pelo gerente de Manutenção da Via permanente Alfredo Silva. E, por fim, em Inteligência de Dados, o desafio foi “Como aumentar a assertividade na geração de demanda de materiais?” apresentado pelo gerente de Planejamento e Controle da Manutenção Gustavo Castelan.
“Este evento realmente marca o início de um contato mais próximo com o ecossistema de inovação, com uma abordagem muito rica que é: olhar cada vez mais para os nossos problemas e desafios estratégicos e buscar ativamente parceiros que possam nos ajudar a superá-los, além de gerar, cada vez mais, valor ao nosso negócio”, ressalta o gerente geral de Manutenção de Vagões, Ricardo Veiga.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR ao vídeo da abertura do evento e veja como as grandes soluções, que agregam mais valor ao negócio, são aquelas que respondem a um problema específico e bem desenhado.
A inovação é muito importante para a MRS, por isso, fique de olho em todas as iniciativas ligadas ao tema que acontecem na empresa, como o Ideias em Ação e o Pitch Day.
| Publicado em 19.3.2021