25.03.2021 às 14:46

Transporte de coque de petróleo para novo cliente

MRS passa a atender Grupo Unimetal no transporte de petcoke e desenha operação multimodal em rota SP-MG

Em março, a MRS passou a atender o Grupo Unimetal, num movimento em que a empresa agiu rapidamente não apenas para conquistar um novo cliente, como para garantir o desenvolvimento de soluções que viabilizaram a captação de importantes volumes de transporte de carga geral (petcoke – coque de petróleo) para a empresa. A Unimetal, hoje responsável por este beneficiamento está alterando sua matriz de beneficiamento, e nesta nova matriz a MRS vislumbrou a possibilidade de inserção da ferrovia em sua solução logística, evitando o movimento que poderia levar a carga para soluções 100% rodoviárias.

A Unimetal é uma empresa em atividade desde 1985 e tem unidades de refino de petcoke em São Paulo e na cidade de Vespasiano, na Grande BH. A planta em Minas Gerais passa a fazer nesta nova matriz o refino do produto que anteriormente era realizado no Vale do Paraíba.

O atendimento logístico pela ferrovia à planta Unimetal em Vespasiano demanda investimentos e desenvolvimento de um novo projeto ferroviário, ação que está em andamento e ainda levará alguns meses até ser concluída. A solução prevê a recuperação de linha férrea e alteração do layout do terminal de Vespasiano, para citar alguns pontos. Todos esses movimentos precisam ser coordenados com o cliente e a concessionária ferroviária da região. Quando finalizada, a solução será intermodal, com um trecho rodoviário inicial (São José-Pindamonhangaba) e movimentação pela ferrovia de Pindamonhangaba até Vespasiano.

“Conseguimos demonstrar e viabilizar para este novo cliente da MRS inúmeros ganhos nessa operação, dentre eles: segurança, transit time para o transporte multimodal, estoque reguladores ao longo da cadeia logística e maior capacidade de escoamento do produto para sua unidade em MG. Envolvemos diversas áreas da cia. na construção de uma solução completa e ágil para as necessidades do cliente, tanto no curto prazo quanto para o médio e longo prazo”, explica o Gerente Comercial Eduardo Guimarães.

Essa solução descrita acima é a proposta definitiva. No entanto, a demanda por transporte de petcoke segue forte e para atendê-la foi criada uma solução de curto prazo. O modelo adotado é intermodal e inclui a MRS, AB Terminais e Multilift, operadores logísticos que já são parceiros comerciais frequentes da companhia, e permite o deslocamento rodoviário da carga de São José dos Campos até Pindamonhangaba através da rodovia, após até Sete Lagoas de Ferrovia pela MRS, de onde segue até Vespasiano novamente pela rodovia. Essa é uma solução de curto prazo, que permite manter a carga na ferrovia. Em março, a estimativa é movimentar 20 mil toneladas do produto, e com expectativa de volume que chegará a 45 mil toneladas já em abril.

“A expectativa é manter a solução de curto prazo ao longo do primeiro semestre e migrar para o modelo definitivo na segunda metade do ano. A proposta vigente também é muito boa para o cliente e para a MRS, que mantém a carga na ferrovia e passa a atender um cliente que ainda não tinha tido experiência logística com a ferrovia. Isso é muito positivo. Entendemos a matriz de trabalho do cliente e criamos soluções para isso, propostas que estão em operação e estão sendo bem avaliadas”, afirma Magela Titoneli, Gerente de Logística e Soluções Intermodais.

Por MRS