Equipes MRS concluem obra de contenção de talude em Mogi das Cruzes
Em abril de 2021, a Área de Manutenção de Infraestrutura concluiu as obras de contenção de um talude de corte na cidade de Mogi das Cruzes – SP. As obras iniciaram em novembro de 2020 e foram concluídas em março de 2021. O local trabalhado é estratégico para a circulação das composições na região e tinha dificuldades específicas para a realização da obra. O tipo de solo do local – solo siltoso – também exige cuidados constantes, uma vez que ele perde estabilidade em função dos efeitos da umidade presente na região.
Além disso, com o grande desafio de acesso ao local com máquinas e equipamentos rodoviários, distante a 300 m, foi executado inicialmente o remanejamento dos cabos de fibra optica da concessão de passagem da operadora OI e a criação de um muro de contenção provisória. Foram utilizados equipamentos ferroviários para a criação das soluções de contenção provisória que permitiram a realização da obra e a manutenção da circulação das composições pelo local nesse período.
No processo, foram retirados mais de 5 mil m3 de material do local, além dos retirados pela frota MRS. Todo esse material foi encaminhado para atividades de recuperação ambiental na região de Mogi das Cruzes. A obra demandou serviços de alpinistas experientes, que atuaram na colocação de manta de proteção e na montagem de tela metálica de alta resistência. Também foi construído um novo sistema de drenagem para manter protegida toda a extensão do talude.
As obras foram afetadas por fortes chuvas, que se caracterizaram por um alto volume pluviométrico num curto espaço de tempo. Essas chuvas danificaram parte do talude. O incidente não afetou o fluxo das composições férreas e demandou um ajuste de projeto e de cronograma da obra.
“Superar tamanho desafio somente foi possível devido à alta capacidade técnica dos profissionais envolvidos, tanto da MRS quanto da empresa contratada e responsável pelos serviços. O sucesso é consequência da enorme cooperação entre demais áreas da MRS – como Malha, CCO e Gerência de Engenharia de Infraestrutura – com o time de campo da Infra. Esses fatores foram essenciais para obtermos um aumento de tempo de vida residual e uma maior segurança operacional dos ativos da ferrovia”, afirma o especialista em Infraestrutura Mauro Magiri, que atuou na supervisão da obra junto ao gerente André Quadrante.
TALUDES NA MALHA MRS
Ao longo da malha da MRS, há taludes em cortes ou aterros. Taludes são áreas projetadas para a garantir que a ferrovia possa transpor obstáculos naturais e para manter as elevações de terreno dentro dos parâmetros de segurança da operação ferroviária.
Estas estruturas vêm sofrendo uma degradação natural pela ação de intemperes, como chuvas, acumulo de água em rochas, crescimento da vegetação, entre outros, assim como as construções ao redor da malha ferroviária que levam a mudanças em toda geografia local. Assim todo este sistema demanda de processos de manutenções periódicas e obras de melhorias ao longo dos anos para garantir a segurança operacional.