Obras em Complexo Intermodal de Pederneiras entram em fase final
Até o final do mês de julho, a MRS concluirá as obras civis do Complexo Intermodal de Pederneiras, um importante projeto da MRS no Estado de São Paulo. As obras tiveram início no segundo semestre de 2020. O primeiro terminal do Complexo foi estruturado para o atendimento ao contrato firmado pela MRS com a Bracell para o transporte de celulose até o Porto de Santos, mas há bastante espaço para outros terminais, que vão ampliar a intermodalidade e a oferta de soluções logísticas.
O Complexo Intermodal de Pederneiras fica numa área de 448 mil m2. O pátio terá 5,77km de linhas com 10 AMVs 1:10. Apesar do momento de pandemia, as obras seguem em ritmo acelerado, com 250 pessoas trabalhando e respeitando os protocolos de saúde e segurança. A operação ferroviária no local começa já em julho próximo, com o início do transporte de celulose para o Porto de Santos. O Complexo terá funcionamento setes dias da semana e 24 horas por dia. A estimativa é ter uma equipe de 30 a 40 pessoas por turno.
O Complexo de Pederneiras é um grande projeto e inclui, além do pátio ferroviário, novos acessos rodoviários ao local e a entrega de um novo trecho de estrada municipal, garantindo segurança aos motoristas e à operação logística. O terminal específico para celulose terá um armazém com 9,6 mil m2, destinado à recepção, estocagem, manuseio e expedição de celulose. A celulose chegará ao terminal em veículos rodo-trem tipo sider e estima-se uma frequência média entre 7 e 8 veículos por hora. O Complexo de Pederneiras terá, futuramente, mais armazéns e espaços para recebimento de cargas diferentes, se posicionando como uma alternativa logística para empresas do interior de São Paulo e estados do Centro-Oeste.
“O início das atividades do Complexo Intermodal de Pederneiras será um marco no transporte de Carga Geral da MRS. Estamos entregando um complexo que terá um terminal dedicado a atender, com excelência, o contrato firmado com Bracell. O Complexo Intermodal de Perdeneiras tem uma área extensa que receberá outros espaços – terminais e armazéns – para receber novas cargas, atendendo às especificidades de cada perfil produto ou item a ser transportado. Todas as empresas que precisam escoar suas cargas para o Porto de Santos ou qualquer outro município da Região Sudeste poderão experimentar as vantagens que a ferrovia oferece”, afirma o gerente geral de Negócios – Carga Geral da MRS, Guilherme Alvisi.