Executivos da MRS e ministro da Infraestrutura recebem locomotiva pintada com identidade visual da renovação antecipada da concessão
Grupo visitou a Wabtec Corporation, que celebrou a marca de 500 locomotivas do modelo ac44 produzidas no Brasil
A Wabtec Corporation celebrou na segunda, dia 12, o marco de 500 locomotivas do modelo AC44 produzidas em solo brasileiro, na fábrica localizada em Contagem (MG). E, desde o início da produção, a AC44 é usada na malha da MRS, que foi pioneira ao trazer, em parceria com a Wabtec, este modelo de locomotiva para o país.
Pouco antes do início do evento, executivos da MRS, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas e demais autoridades sobrevoaram a área para a qual está prevista a construção do Polo Intermodal de Igarapé e seu ramal ferroviário de ligação. Já na cerimônia, na sede da Wabtec, o grupo acompanhou a apresentação da locomotiva pintada com a identidade visual da renovação antecipada da concessão da empresa.
O Plano de Investimentos da renovação da MRS está em análise pelos técnicos do MInfra e da ANTT e, segundo o próprio ministro, em seu discurso, será encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) o quanto antes.
“Construímos o Plano de Investimentos da MRS a várias mãos. Todos nós, em especial, MRS, o Minfra e a ANTT, estamos trabalhando para saltarmos, dos atuais 15%, para 36% a participação da ferrovia na matriz logística brasileira, alavancando, cada vez mais o transporte de Carga Geral pela nossa malha”, destacou, em seu discurso na cerimônia, o diretor de Relações Institucionais, Gustavo Bambini.
O evento ainda contou com a presença de representantes do MInfra, do Governo do Estado de Minas Gerais, da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer).
AC44: 500 unidades fabricadas no Brasil
Com quase 200 toneladas e 5 metros de altura, as locomotivas de modelo AC44, que começaram a ser produzidas no Brasil em 2008, são equipadas com motor a diesel que entrega uma potência de 4400HP. Além de baixo teor de emissão de CO2 e controle de tração por eixo que permite o transporte de cargas mais pesadas.
“A introdução da tecnologia de corrente alternada no Brasil foi um alavancador de produtividade para as operações ferroviárias. A AC44 contribuiu fortemente para o aumento do volume de carga transportada no país, especialmente grãos e minérios, suportando os recordes históricos de produção brasileira e, consequentemente, as exportações”, relata o presidente e CEO da Wabtec para a América Latina, Danilo Miyasato.
O ministro da Infraestrutura reforçou a importância do setor ferroviário para a economia brasileira.
“Estamos colocando o Brasil nos trilhos. E isso representa mais ferrovias, mais locomotivas e mais empregos. Nesse dia em que comemoramos a 500ª AC44, tenho que agradecer cada funcionário e todos que fizeram esse número uma realidade. Agradecer por acreditarem no Brasil”, disse Tarcísio de Freitas.
| Publicado em 16.7.2021