Ecoponto em Juiz de Fora: sustentabilidade e cidadania
MRS patrocina as obras de um ecoponto no bairro de Barbosa Lage. O espaço é uma parceria com o DEMLURB e receberá resíduos da população
No espaço, a população de Juiz de Fora terá acesso a um brechó da construção, iniciativa que vai permitir o descarte de restos de materiais da construção civil em bom estado, para reuso de terceiros. Qualquer pessoa poderá avaliar os materiais disponíveis no brechó e adquiri-los de forma gratuita. O ecoponto contará também com uma área para descarte de entulho, resíduos volumosos e resíduos verdes de forma voluntária, em volume limitado de até 1 m³ diário por pessoa. Haverá ainda contentores específicos para cada tipo de resíduo reciclável. A Associação Lixo Certo (Alicer) ficará responsável pela coleta de itens como papel, papelão, metal, vidro e plástico. Dessa forma, o ecoponto também se tornará uma fonte de renda para os associados da Alicer e suas famílias.
“Muito em breve a MRS Logística, juntamente com o DEMLURB, entregará esse novo espaço a toda comunidade da Zona Norte de Juiz de Fora, mostrando a importância da articulação público-privada para a construção de iniciativas inovadoras, colaborativas e em prol da sociedade. Para a empresa, ainda também é um ganho ao se estimular o descarte correto do lixo. Nos últimos 12 meses, cerca de 440 m³ de lixo descartados irregularmente foram recolhidos na área da ferrovia em Juiz de Fora. O descarte irregular de lixo traz riscos de doenças, mau cheiro, proliferação de insetos. Todos saímos perdendo”, afirma a especialista em Relações Institucionais da MRS, Tathiane Miranda.
O ecoponto de Barbosa Lage é uma iniciativa que integra o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Juiz de Fora, aprovado em 2021. O PMGRIS de Juiz de Fora prevê a instalação de 16 pontos de coleta no município. Iniciativas como estas são fundamentais para a promoção da educação ambiental das comunidades do entorno da ferrovia, e ao mesmo tempo proporciona uma maior interação da ferrovia com a sociedade, de forma a demonstrar a importância do cuidado com o espaço em que estamos situados, e que podemos ser parceiros na busca se soluções inovadoras.